24 JUN 2024
CIDADANIA E JUSTIÇA
SAÚDE
Alto Taquari realiza último evento do ciclo 2021-2024 do Selo UNICEF com sucesso
2º Fórum Comunitário promoveu a participação cidadã e apresentou resultados de ações voltadas para crianças e adolescentes.
Após três anos de intenso trabalho e dedicação, a edição 2021-2024 do Selo UNICEF está na reta final. Em Alto Taquari, o município promoveu nesta sexta-feira (21.06) a última atividade do ciclo: o 2º Fórum Comunitário “Avaliando Conquistas e Identificando Desafios”. Este evento faz parte do Eixo de Participação Cidadã e Gestão por Resultados, tendo como objetivo estimular a participação da sociedade civil nos processos políticos dos municípios, apresentando e discutindo as atividades realizadas e seus resultados ao longo desta edição.

Realizado no Centro de Convivência do Idoso, o evento contou com a presença de representantes da comunidade, secretarias municipais de Saúde, Educação e Cultura, e Assistência Social e Cidadania, além de representantes do Conselho Tutelar e dos jovens membros do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA). A criação de um NUCA é uma das atividades que os municípios se comprometem a realizar ao aderir à iniciativa do Selo UNICEF.

O 2º Fórum Comunitário teve início com uma apresentação cultural das crianças que participam de projetos do Centro Cultural Municipal. Em seguida, as autoridades presentes tomaram a palavra, incluindo a articuladora social no município, Juliana Bellodi; a secretária de Assistência Social e Cidadania, Vanessa Vieira; e a secretária de Saúde, Mayara Rodrigues.

Para a articuladora Juliana Bellodi, o município se esforçou para promover as ações propostas no ciclo de 2021 a 2024 pela UNICEF. "Neste período, foi realizada grande mobilização e esforços para atingirmos as metas propostas. Aguardamos agora o segundo semestre para sabermos se Alto Taquari será novamente certificada pela entidade", afirmou.

Sobre o Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que visa fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, refletida no Brasil no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, abrangendo mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Autor: Matéria: Eduardo Candido - Fotos: Geovane Timóteo
Local: Alto Taquari (MT)
24/06/2024