22 JUN 2023
Alto Taquari implanta sistema de telemedicina na rede municipal de Saúde
População terá acesso a sete especialidades clínicas através da parceria entre a rede municipal de saúde e instituições renomadas.
Alto Taquari adotou a telemedicina como uma inovação na sua rede municipal de saúde. Equipes foram capacitadas para aprenderem a trabalhar com essa tecnologia revolucionária (veja fotos). Médicos, enfermeiros, recepcionistas das unidades básicas de saúde (ESFs), juntamente com a coordenadora de saúde Mayara Cristina, o coordenador de vigilância em saúde Robson Esmerino e a assessora técnica da atenção básica Ivonete Lima, já receberam o treinamento necessário.

Até o momento, duas consultas experimentais, na área de psiquiatria, já foram realizadas utilizando essa nova modalidade. Agora, a população terá acesso a sete especialidades clínicas: endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia. Essa ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES).

Para tornar essa iniciativa possível, o município aderiu ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O objetivo é aprimorar a qualidade da assistência médica, reduzir o tempo de espera, aumentar a satisfação dos usuários, evitar transferências desnecessárias de pacientes e, consequentemente, otimizar a utilização dos recursos disponíveis para melhorar a saúde da população em geral.

Para que todos possam compreender melhor, a telemedicina consiste na prestação de serviços de saúde à distância, utilizando recursos tecnológicos e de telecomunicações para a troca de informações entre profissionais de saúde e entre médicos e pacientes nos diversos níveis de atenção à saúde. Ao possibilitar a troca de opiniões e experiências entre os profissionais da área, a telemedicina contribui para diagnósticos e tratamentos mais precisos.

Mas como tudo isso funciona? O projeto é baseado em consultas médicas à distância, conhecidas como teleinterconsultorias, onde são disponibilizadas sete especialidades médicas para apoiar os médicos das unidades básicas de saúde no diagnóstico e tratamento. Isso significa que o paciente sempre será acompanhado por um médico local, e as teleconsultas serão utilizadas como complemento em casos mais complexos.

A telemedicina busca tornar a atenção primária mais eficiente e efetiva, resultando em menos encaminhamentos inadequados e na capacitação ampliada da equipe de saúde local. Além disso, evita-se os altos custos de deslocamento para tratamento em outras localidades, o que representa um desafio considerável para as prefeituras com recursos limitados.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Autor: Matéria: Eduardo Candido - Fotos: SMS