22 SET 2023
SAÚDE
Prefeitura de Alto Taquari promove Dia D de Vacinação Antirrábica para cães e gatos
Unidades de Saúde da Família (ESF-1, 2 e 3) abrem as portas no dia 30 de setembro para imunização dos pets a partir de 3 meses.
No próximo dia 30 de setembro, das 8 às 17 horas, as Unidades de Saúde da Família (ESF-1, 2 e 3) de Alto Taquari (MT) estarão de portas abertas para receber cães e gatos em mais uma edição do Dia D de Vacinação Antirrábica. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Alto Taquari por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem como principal objetivo a imunização desses animais a partir de 3 meses de idade.

A raiva é uma doença viral grave que afeta mamíferos, incluindo cães e gatos, e pode ser transmitida aos seres humanos através de mordidas ou arranhões. A vacinação anual contra a raiva é fundamental para prevenir a disseminação da doença e proteger a saúde tanto dos animais de estimação quanto da população em geral.

O secretário municipal de Saúde, Michel Lucas Rocha, ressaltou a importância da campanha e a necessidade da imunização. "A vacinação antirrábica é uma medida crucial para manter nossos animais de estimação protegidos contra essa doença potencialmente fatal. Além disso, ao vacinar nossos pets, estamos contribuindo para a saúde pública, uma vez que a raiva pode ser transmitida aos seres humanos. Convidamos a todos os donos de cães e gatos a participarem deste Dia D, trazendo seus animais e os cartões de vacina animal, para que juntos possamos garantir a segurança de nossos amigos de quatro patas e da nossa comunidade", declarou o secretário.

A equipe de profissionais de saúde estará disponível durante todo o dia nas unidades ESF-1, 2 e 3 para administrar a vacina antirrábica de forma gratuita. É fundamental que os proprietários levem o cartão de vacinação animal, caso o possuam, para que seja registrado o histórico de imunizações. A vacina é segura e eficaz, proporcionando proteção por um ano.

A Prefeitura de Alto Taquari, por meio da SMS, reforça o compromisso com a saúde animal e pública, lembrando que a participação da comunidade é essencial para o sucesso desta ação de prevenção. Portanto, marque em seu calendário: Dia D de Vacinação Antirrábica em Alto Taquari, no dia 30 de setembro, das 8 às 17 horas, nas Unidades de Saúde da Família (ESF-1, 2 e 3). Proteja seu pet e contribua para a segurança de todos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Autor: Matéria: Eduardo Candido - Arte: Tiago Gomes