24 JUL 2019
SAÚDE
Prefeitura e Rotary Clube realizam ação voltada ao diagnóstico de hepatite C em Alto Taquari

Dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Em alusão à data, a Prefeitura de Alto Taquari, em parceria com o Rotary Clube de Alto Taquari, encabeça uma campanha em prol do diagnóstico precoce e do tratamento da hepatite C. No próximo sábado, 27 de julho, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Rotary Clube farão um dia de testes para a hepatite C. Os exames serão realizados no Salão Paroquial da Igreja Matriz, a partir das 8 horas. O teste é totalmente gratuito.

Hepatite C
A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), já tendo sido chamada de “hepatite não A não B”. O vírus C, assim como o vírus causador da hepatite B, está presente no sangue. Entre as causas de transmissão estão:

• Transfusão de sangue;
• Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), para higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings;
• Da mãe infectada para o filho durante a gravidez (mais rara);
• Sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais rara).

Previna-se
Não existe vacina contra a hepatite C, mas evitar a doença é muito fácil. Basta não compartilhar com outras pessoas nada que possa ter entrado em contato com sangue, como seringas, agulhas e objetos cortantes. Entre as vulnerabilidades individuais e sociais, devem ser considerados o uso de álcool e outras drogas e a falta de acesso à informação e aos insumos de prevenção, como preservativos, cachimbos, seringas e agulhas descartáveis. Caso você não saiba onde ter acesso aos insumos de prevenção, ligue para o Disque Saúde (136).

Além disso, toda mulher grávida precisa fazer no pré-natal os exames para detectar as hepatites B e C, a aids e a sífilis. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho. Em caso de resultado positivo, é necessário seguir todas as recomendações médicas, inclusive sobre o tipo de parto e amamentação (fissuras no seio da mãe podem permitir a passagem de sangue).

Fonte: aids.gov.br

*PREFEITURA DE ALTO TAQUARI, GESTÃO EM AÇÃO*