29 MAR 2021
HUMANIZAÇÃO
Mês das Mulheres | Em entrevista, técnica de enfermagem de 30 anos de carreira fala de sua experiência na saúde pública de Alto Taquari

Nossa quinta entrevistada do Mês das Mulheres é a enfermeira Maria Marques Souza Carvalho, de 58 anos e, 30 deles, atuando na saúde pública de Alto Taquari e contribuindo, diretamente, com a qualidade da saúde da comunidade.

Maria Marques iniciou na saúde em 1991, na cidade de Mineiros (GO), mas logo voltou seus olhos para Alto Taquari. É servidora do município desde o dia 4 de janeiro de 1994. “Entrei no Hospital de Alto Taquari e trabalhei por um tempo por meio de contrato. Aí fiz o curso de técnica de enfermagem e continuei trabalhando por mais uns 3 anos até completar o curso”, contou.

A profissional conta ainda que, desde que se tornou auxiliar de enfermagem, sua área preferida sempre foi a de vacinação, estando hoje na linha de frente responsável pela imunização das pessoas com a vacina da Covid-19. “Realizo outros procedimentos, porém, trabalhar com as ‘agulhinhas’ sempre foi o meu ponto forte”, comentou Carvalho.

Maria Marques relata que passou por três pandemias, mas ressalta que esta última, da doença Covid-19, está sendo a mais desafiadora. “As pandemias de febre amarela e H1N1 não ‘chegam aos pés’, em termos de gravidade e risco, da Covid-19. Espero que logo todos estejam vacinados para nos livrar dessa doença”, disse, bastante apreensiva.

Apesar de todas as batalhas, Maria Marques se sente uma mulher vencedora e não consegue “achar motivos” para reclamar, especialmente na área da Saúde. “Muitos hostilizam a Saúde Pública de Alto Taquari. Nós que estamos aqui, sabemos que nossa Saúde não é ruim. Não consigo ver esse mal que muitos dizem que é. Algumas pessoas chegam, gente de fora e elogia muito aqui. São 30 anos de carreira fazendo isso e me sinto muito bem no meu trabalho, além da remuneração aqui em Alto Taquari ser muito boa também”, finalizou.

Fonte: Ascom | Reportagem e fotos: Bruno Santos - Revisão: Eduardo Candido