02 OUT 2018
CULTURA
Prefeitura realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura de Alto Taquari, nesta sexta (05)
A Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), promoverá nesta sexta-feira (05/10) a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Alto Taquari (1ª CMCA). O evento começa a partir das 8h, no Centro de Convivência do Idoso (Cecoi).

A Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), promoverá nesta sexta-feira (05/10) a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Alto Taquari (1ª CMCAT). O evento começa a partir das 8h, no Centro de Convivência do Idoso (Cecoi). A conferência tem como tema: Cultura como Vetor de Desenvolvimento Econômico e Social.

A 1ª CMCAT contará com a palestra do produtor cultural José Paulo da Motta Traven, que discutirá dois eixos, sendo o primeiro "Gestão e Desenvolvimento" e o segundo "Política Cultural e Cidadania".

Segundo a SMECEL, a 1ª CMCAT tem por objetivo: discutir a cultura matogrossense nas suas dimensões cidadã, simbólica e de desenvolvimento; promover entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões; propor estratégias para descentralizar e democratizar o acesso dos cidadãos produção e à fruição dos bens e serviços culturais; Propor estratégias para a implantação dos Sistemas Estadual e Municipais de Cultura; Propor estratégias para o desenvolvimento econômico e social a partir da cadeia produtiva da cultura.

Sobre o palestrante
José Paulo da Motta Traven é produtor cultural há mais de 15 anos em Mato Grosso. José Traven estudou Comunicação Social com habilitação Radialismo e Televisão na UFMT. Foi um dos Coordenadores e aluno do Primeiro Curso Especialização em Planejamento e Gestão Cultural UNIC/PUC-MG (2003). Traven é idealizador e aluno do Primeiro Curso de Especialização em Cinema de Mato Grosso UNIC (2007).

No período de 2005 a 2007, Traven instalou e dirigiu o Museu de Imagem e do Som de Cuiabá – Lázaro Papazian o “Chau”. Ele produziu diversos filmes e documentários a exemplo “Parabéns Vítor”, de Leonardo Santana, "A Terra e o Tempo e Sentinelas do Tempo", de Sérgio Brito, “Comprometendo a Atuação”, de Bruno Bini. Ele foi Conselheiro Municipal de Cultura na Capital e Conselheiro Estadual de Cultura em Mato Grosso, além de atuar em diversas associações e instituições ligadas à cultura.

Eixos da 1ª CMCAT
Eixo I - Gestão e desenvolvimento:
Gestão e Implantação do CPF - Conselho, Plano e Fundo
Financiamentos para a Cultura
Economia Criativa e Inovação.

Eixo II - Política Cultural e Cidadania:
Democracia, Direitos Culturais e Diversidade
Patrimônio de Memória.