28 MAR 2018
ADMINISTRAÇÃO
Em entrevista, Marco Aurélio realiza esclarecimentos e detalha a importância das blitz realizadas pelo município em desfavor da sonegação fiscal. Confira!
O trabalho de inspeção realizado pelo Departamento de Fiscalização e Tributos (DFT) de Alto Taquari (MT) é realizado em datas e horários alternados. Nesta terça-feira (27/03) não foi diferente. Houve mais uma blitz.

O trabalho de inspeção realizado pelo Departamento de Fiscalização e Tributos (DFT) de Alto Taquari (MT) é promovido em datas e horários alternados. Nesta terça-feira (27/03) não foi diferente. Houve mais uma blitz, desta vez em parceria com equipes do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e da Polícia Militar. A barreira foi realizada na divisa dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Para o coordenador de tributos municipal, o vice-prefeito Marco Aurélio, esta rigorosa fiscalização ajudará a por fim à sonegação de impostos municipais, que acaba sendo danosa aos cofres de Alto Taquari. "Estamos simplesmente 'fechando o cerco' contra aqueles, que por alguma razão, ainda acham que devem sonegar impostos que por direito viriam para o município de Alto Taquari e, posteriormente investidos na Saúde, Educação, na recuperação das nossas ruas e avenidas, entre tantas outras atividades para a melhoria da qualidade de vida da população, já que se trata de recursos próprios", esclareceu Marco Aurélio.

Quanto aos resultados das operações, Marco exemplificou que, durante um periodo de 30 dias, foram feitas sete barreiras volantes e houveram 32 carretas conduzidas. Tais veículos estavam com as mais diversas irregularidades, entre elas: documentos inidôneos, notas falsas, notas irregulares, algumas sem notas e, até mesmo, alguns que "furaram" o posto fiscal.

Durante a conversa com Marco Aurélio, ele falou sobre a insistência de algumas pessoas que persistem no erro: na sonegação. Segundo ele, durante as operações é costumeiro encontrar reincidentes em autuações. "Isso ascende um alerta não só no município de Alto Taquari, como no estado todo, tanto é que as operações estão acontecendo com mais frequência junto a Sefaz", frisou.

De acordo com Marco Aurélio, Alto Taquari, por ser a última cidade do estado (em sentido sul), está propensa a ser vítima desta modalidade criminosa. "Com divisas entre Goiás e Mato Grosso do Sul, muitos se aventuram nessas sonegações, tendo como maior prejudicado o Município de Alto Taquari. Com esta intensa fiscalização em andamento, acreditamos que em breve o posto de fiscalização na divisa do estado será reativado pelo governo de Mato Grosso", disse Marco.

Cruzamento de dados
Conforme revelou Marco Aurélio, está em andamento no DFT um trabalho minucioso de cruzamentos de dados com órgãos do governo estadual. A intenção é coibir todo e qualquer tipo de sonegação fiscal.

Efetividade na prestação dos serviços
Marco também enalteceu o trabalho de sua equipe e também das equipes parceiras. "Parabenizo todos os servidores do DFT pelos trabalhos realizados com eficiência e pelo resultado rápido à população. Agradeço a todos os fiscais da Sefaz, Indea e PM, que sempre têm apoiado as ações de combate às sonegações".

Resposta à críticas
Em resposta à criticas sofridas recentemente em mídias sociais, referentes aos trabalhos realizados pelo DFT, Marco Aurélio esclareceu da seguinte forma: “Vivemos num pais democrático. Não estou aqui para fingir trabalhar, até porque, como vice-prefeito que sou, eu poderia estar em casa recebendo salário, como esta previsto em lei. Ao contrario, trabalho duro! E, juntamente com o prefeito Fabio e toda a equipe, estamos trabalhando muito para que Alto Taquari possa ser um lugar melhor para se viver e trabalhar. Sei que as críticas fazem parte de todo e qualquer tipo de trabalho realizado, até mesmo para que possamos melhorar caso necessário. Em alguns casos, basta apenas ouvir ou ler. Têm algumas críticas que, de pronto, já percebemos que se tratam de ataques pessoais ou críticas sem fundamentos, nem mesmo fazem parte do assunto relatado. É bem simples, o DFT não sai criando problemas para ninguém, apenas tentamos resolve-los, conforme manda as legislações vigentes, as quais nos dão os parâmetros para a realização dos trabalhos e, pra isso, o trabalho de fiscalização municipal tem que acontecer”, finalizou Marco Aurélio.

*PREFEITURA DE ALTO TAQUARI, GESTÃO EM AÇÃO*

Fonte: Ascom | Reportagem: Eduardo Candido - Fotos: Marco Aurélio