O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 29 anos no dia 11 de setembro e para comemorar essa data o Procon-MT vai realizar o Mutirão da Negociação Online, entre os dias 09 e 13 de setembro. O mutirão, realizado em parceria com os Procons municipais, vai atender consumidores que possuem dívidas com bancos e instituições que fornecem crédito. A negociação será exclusivamente pela plataforma www.consumidor.gov.br.
Em Alto Taquari, o Procon municipal disponibilizará um computador com internet aos consumidores que não tiverem acesso, durante o expediente do órgão, das 7h às 13h. O Procon de Alto Taquari está localizado no mesmo prédio do Sine, na Avenida Antônio Inácio, Nº 872. Para mais informações, o contato é o seguinte: 3496.1792.
Vão participar do mutirão bancos e instituições de crédito que estão cadastrados no Consumidor.gov. A mobilização das instituições para adesão ao evento está sob responsabilidade da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que apoia o projeto. A lista oficial com todos os bancos participantes será divulgada pela federação esta semana.
O objetivo do Mutirão da Negociação é atender todo o consumidor que está endividado junto a bancos e demais instituições financeiras e não está conseguindo cumprir com suas obrigações. Assim, durante a semana de negociação, será possível rever juros, parcelas e conseguir facilidade nas condições de pagamento de acordo com a capacidade financeira do consumidor.
Por ser um mutirão 100% online, as condições especiais serão ofertadas somente aos consumidores que realizarem o pedido por meio do www.consumidor.gov.br entre a 00h do dia 09 e as 23h59 do dia 13 de setembro. Para isso, em primeiro lugar, o consumidor precisa fazer o cadastro na plataforma usando um e-mail válido.
Com o cadastro efetuado, o segundo passo é selecionar o banco ou a operadora de crédito com a qual deseja negociar. O próprio site oferece uma lista com os nomes dos bancos e demais instituições financeiras.
Depois de selecionar o banco, é preciso fornecer todas as informações necessárias. Para quem não tem computador com acesso à internet em casa, o Procon Estadual vai disponibilizar em sua sede computadores e técnicos para auxiliar os consumidores que procurarem o órgão.
Secretária adjunta do Procon Estadual, Gisela Simona reforça que é importante que o consumidor informe o valor da parcela que melhor se adapta a sua situação financeira atual, para que o banco já tenha uma noção de quanto a pessoa pode pagar.
"O superendividamento afeta famílias de todos os níveis socioeconômicos e precisa ser combatido em todas as frentes. E o Procon, enquanto órgão de defesa e proteção do consumidor, precisa estar atento a esse problema e promover ações de conscientização", afirmou Gisela.
Fonte: Procon-MT