Capacitação voltada aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde reforça a importância da atenção primária estruturada, com ênfase nos cuidados em saúde mental, materna e infantil.
A Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu entre os dias 25 e 27 de junho o 2º Ciclo de Planificação da Atenção à Saúde. A ação foi direcionada aos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município: ESF-1 Raimundo Eduardo, ESF-2 Laudelina Gomes e ESF-3 Nilda Bergamin.
A iniciativa faz parte do projeto PlanificaSUS, que visa organizar de forma mais eficiente a rede de atenção primária e o atendimento ambulatorial especializado. Com foco principal na linha materno e infantil, teve inicio em 2019 na região sul-mato-grossense sendo a regional de Rondonópolis o projeto piloto .
O ciclo contou com oficinas de tutoria — momentos práticos em que os profissionais da saúde discutem e implementam ferramentas organizacionais que visam qualificar o atendimento à população. Nesta edição, o tema em destaque foi saúde mental, uma condição de saúde cada vez mais evidenciada e que exige preparo específico por parte das equipes da atenção primária.
O PlanificaSUS tem o apoio do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e do Hospital Albert Einstein, parceiros do projeto. No município, o trabalho conta com um tutor local, um responsável técnico (RT), além do apoio integral do secretário municipal de Saúde, Leandro Almeida e da prefeita Marilda Garofolo Sperandio.
A abordagem da saúde mental como linha de cuidado estruturada reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e preparado para lidar com os desafios atuais da saúde pública.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Autor: Matéria: Eduardo Candido - Fotos: Eduardo Candido/Libna Lucena
Local: Alto Taquari (MT)