28 JUN 2023
EDUCAÇÃO
Alto Taquari se destaca na Educação Municipal com resultados promissores do AvaliaMT
A cidade alcançou a 33ª posição em "alfabetização" entre os 141 municípios de Mato Grosso. Além disso, no 5º ano do Ensino Fundamental, a Alto Taquari se destacou em 4º lugar no estado.
A cidade de Alto Taquari, no estado de Mato Grosso, continua avançando significativamente na área da Educação Municipal. A Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) divulgou os índices obtidos pelo AvaliaMT, que realiza avaliações externas anuais. Os resultados são animadores e demonstram o compromisso da gestão com a Educação.

Alto Taquari alcançou a 33ª posição em "alfabetização" entre os 141 municípios de Mato Grosso. Além disso, no 5º ano do Ensino Fundamental, a cidade se destacou em 4º lugar no estado. A prefeita de Alto Taquari, Marilda Garofolo Sperandio, comentou: "Esses resultados evidenciam nosso compromisso e investimento além das exigências determinadas por lei. Nossa dedicação à educação é guiada pelo cuidado e zelo que temos por todos os estudantes e profissionais da educação."

Apesar dos reflexos negativos da pandemia, a secretária de Educação, Juliana Bellodi, destacou o sucesso dos índices: "Essas conquistas nos impulsionam a alcançar ainda mais na área da Educação. É importante lembrar que estamos superando um período complicado com a pandemia, onde muitas crianças não puderam frequentar a escola nos anos de 2020 e 2021, o que afetou o processo de alfabetização."

A coordenadora de Educação, Rosângela Carvalho, enfatizou que a melhoria dos índices educacionais não depende apenas das escolas: "A taxa de participação, uma das quatro premissas consideradas, possui um peso importante nesse cálculo. A frequência escolar contribui significativamente para o desempenho dos alunos. Uma criança que falta às aulas dificilmente terá um bom desempenho. Por isso, o envolvimento da família é um fator primordial nesse processo de ensino-aprendizagem."

AvaliaMT: Monitorando a qualidade educacional em Mato Grosso
O AvaliaMT é um sistema de avaliações externas em larga escala que diagnostica a educação básica do estado de Mato Grosso, identificando fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes. Essa iniciativa, em colaboração entre o estado e os municípios, tem como objetivo monitorar a qualidade educacional e o processo de ensino e aprendizagem em Mato Grosso. O AvaliaMT utiliza o Programa Circuito de Gestão para equiparar os índices educacionais de todos os municípios do estado, com base nos resultados das avaliações externas e no monitoramento presencial das escolas públicas de Mato Grosso, considerando as premissas fundamentais de Equidade, Taxa de participação, Proficiência e Excelência de gestão.

Confira abaixo alguns índices da Educação em Alto Taquari:

2º Ano do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa

2º Ano do Ensino Fundamental – Matemática

5º Ano do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa

5º Ano do Ensino Fundamental - Matemática

Em relação ao 5º ano, Alto Taquari ficou em 4º colocação no estado de Mato Grosso, tendo como referência as 4 premissas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Autor: Matéria: Eduardo Candido - Foto: Ilustração