19 JUL 2016
Após avaliação final, Alto Taquari poderá receber certificação do Unicef

Em Alto Taquari (MT), a obtenção do Selo Unicef Município Aprovado é meta desde o ano de 2013. Nesta época, o prefeito Maurício de Sá assinou adesão ao programa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), um compromisso firmado por prefeitos para que crianças e adolescentes sejam prioridades em políticas públicas.

Desde então, o Município começou a cumprir uma agenda de atividades propostas pela entidade internacional (1º Fórum, Semana do Bebê, Circuito de Esporte e Cidadania, ações de combate ao Aedes Aegypti, entre outras). A tarefa final foi realizada na última sexta-feira (15/07): o 2º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado (clique e veja as fotos).

Na ocasião, todas as ações promovidas foram apresentadas e avaliadas em relação ao que foi feito e que deixou de ser realizado em cumprimento às metas elencadas no 1º Fórum.

Os trabalhos do 2º Fórum foram acompanhados de perto pelo senhor Natalício, representante do estado de Mato Grosso e mediador do Unicef, por autoridades municipais e pela promotora de justiça Rhyzea Lúcia Cavalcanti de Morais.

Próximo passo
De acordo com Juliana Bellodi, articuladora municipal do Selo Unicef, após a adesão ao programa, Alto Taquari começou a ser monitorada quanto aos índices oficiais da Saúde, Educação, Assistência Social e em todas as políticas públicas para crianças e adolescentes integradas a estas pastas. Agora, tudo passará por avaliação final do Unicef.

"Todos os dados, desde 2013, foram lançados no sistema do programa, onde foram inseridos documentos comprobatórios. Dia 30 de julho este sistema ficará indisponível. Então seremos avaliados e, no segundo semestre, será divulgado o resultado. Se nossos índices melhoraram neste período, provavelmente receberemos o Selo Unicef Município Aprovado", relatou Bellodi.

Para Juliana, mesmo que Alto Taquari não receba o Selo, as ações realizadas já serão um grande avanço. "Todo o trabalho promovido pode ser premiado com a certificação, mas, se por acaso não alcançarmos, não tem problema, pois todas as ações serviram para o bem e o desenvolvimento da nossa sociedade em relação à infância e juventude. É um grande legado para o presente e futuro", destacou.

Selo certificador
Segundo Juliana, o Selo Unicef poderá render diversos benefícios. "A certificação 'abre as portas' para que o município consiga alguns projetos e programas, onde os maiores beneficiados serão as crianças e adolescentes", finalizou Bellodi.