02 MAI 2016
Dia D de vacinação é realizado com sucesso em Alto Taquari. Outras doses devem estar disponíveis no próximo fim de semana

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Alto Taquari (MT) iniciou os trabalhos em suas unidades com bastante movimentação no último sábado (30/04). A data foi marcada pelo início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

De acordo com Marcela Conde, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no ESF central a busca pelas doses foi muito grande. "Em relação ao 'Dia D'de 2015, acredito que este ano tivemos um aumento de cerca de 80% de procura pela vacina", afirmou. Para Loisiene Mota, responsável pela imunização no ESF do Bairro 13 Pontos, a procura pela vacina nunca havia sido tão ampla. "Estimamos que aqui a busca tenha sido 100% maior que na campanha anterior", disse.

A SMS de Alto Taquari recebeu para o Dia D a quantia de 710 doses, que foram distribuídas de forma igualitária entre os ESFs. Todo o quantitativo acabou por volta das 11h30, com a vacinação dos grupos de risco (profissionais da saúde, gestantes, idosos, crianças e mulheres pós-parto).

"Há em todo o país uma grande sensibilização em relação à necessidade de se imunizar contra a H1N1. Consequentemente, a procura pela vacina também foi muito grande em nosso município, apesar da nossa situação com a doença até o momento não ser alarmante", frisou Osmar José Batistussi, gestor da pasta.

Mesmo com as doses encerradas em primeiro momento, ainda não há o que se preocupar. "O importante para agora é sabermos que não ficaremos desamparados. Estamos esperando por mais doses que devem chegar até o próximo final de semana. Desta forma, daremos continuidade à campanha em Alto Taquari. Assim trabalharemos até realizarmos toda a cobertura prevista para o município", avaliou o secretário Batistussi.

*PREFEITURA DE ALTO TAQUARI, CADA DIA MELHOR*

Fonte: Ascom/Eduardo Candido