11 ABR 2016
Audiência Pública: Segundo Estado, recuperação da MT-100 está prevista para iniciar em 2016

A Associação Comercial e Empresarial de Alto Taquari (Aceata), junto à Câmara de Vereadores de Alto Taquari e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codecom), promoveram no último sábado (09/04) uma Audiência Pública para tratar dos problemas encontrados em parte da rodovia estadual MT-100.

A Audiência contou com enorme participação popular, de representantes de municípios circunvizinhos e do Estado. A reivindicação é única: a recuperação do trecho deteriorado da MT-100, entre Alto Taquari e Alto Araguaia.

O prefeito de Alto Taquari, Maurício Joel de Sá, reafirmou os esforços de sua gestão para atenuar os prejuízos causados pela deterioração da rodovia. "O Município tem feito investimentos em pontes que ligam o Rio Lajes e o Rio Gueirobinha. Imaginamos que o fluxo no trecho da MT-100 possa reduzir um pouco e evitar que a via se deteriore ainda. Estamos disponibilizando a malha vicinal para contribuir também com esta redução", destacou o chefe do executivo.

Para De Sá, outra medida que poderia auxiliar na recuperação da rodovia seria a implementação de pedágio. "Isso seria mais apropriado para que os serviços pudessem ser realizados com mais qualidade e benefícios aos usuários, mesmo que para isso tivessem que gastar um pouco mais", ressaltou o prefeito.

No evento, Douglas Turchetto, presidente do Sindicato Rural de Alto Taquari, relatou que os produtores rurais do Município e região tem sido uma das categorias mais prejudicadas com a calamidade da rodovia. "Os agricultores estão evitando que seja feito o transporte da produção pela rodovia. Com esta precariedade, estão sendo criados grandes valores de fretes o que acresce no custo dos produtos, sem falar nos estragos de caminhões. Isso tem gerado inúmeros prejuízos aos produtores rurais. Queremos esta recuperação para que os agricultores possam ter seus produtos em competitividade com os demais agricultores a nível estadual", disse Turchetto.

O vice-prefeito de Alto Taquari, Marco Antônio Sarkis Sâmara, cobrou do Estado um posicionamento, tendo em vista algumas parcerias estabelecidas no âmbito político. "Pedimos que esta recuperação seja feita com extrema urgência", afirmou.

Aristóteles Cadidé, secretário Adjunto de Infraestrutura do Estado de Mato Grosso, reafirmou o compromisso do governo estadual em priorizar ações para sanar a situação preocupante da MT-100. Cadidé anunciou que a recuperação do trecho está prevista na gestão do governador Pedro Taques. Segundo ele, será investido um total de R$57 milhões nas obras de reconstrução do trecho de 90 km, entre Alto Taquari e Alto Araguaia. "Trabalharemos em duas etapas: 50% do valor serão investidos ainda neste ano e o restante ficará para o ano de 2017", explicou.

Por fim, Cadidé destacou que, apesar das várias demandas do Estado, esta recuperação é considerada uma das "principais prioridades" do governador.

Também estavam presentes na Audiência o prefeito de Costa Rica (MS), Valdeli Rosa dos Santos; a deputada estadual Maria Isaura, o representante do deputado estadual Max Russi (PSD), Sr. Marcelo, além de secretários municipais e vereadores de Alto Taquari.

Foto: Kelly Koch

*PREFEITURA DE ALTO TAQUARI, CADA DIA MELHOR*