24 FEV 2016
Equipe do Polo Regional de Combate a Endemias realizou reunião em Alto Taquari com equipe da saúde

Uma equipe do Polo Regional de Combate a Endemias de Rondonópolis, compareceu nesta terça (23) em Alto Taquari na segunda reunião da Sala de Gestão de Combate a Endemias do município.

A reunião que aconteceu no CECOI contou com a participação do Prefeito Maurício de Sá e dos secretariaos municipais Juliana Magalhães da Assistência Social, Erocy Scaini da Idustria e Comercio e Marco Aurélio Julien da Infraestrutura Urbana, principal parceiro da secretaria de Saúde nestas ações. O prefeito Maurício de Sá reiterou a necessidade de conscientizar a população sobre os perigos reais que o descaso, e a falta de cuidado com seus quintais pode trazer para todos os cidadãos.

Os servidores da saúde do Polo de Rondonópolis, senhoras Keli Rosa, Catarina, Francilia e João apresentaram ao público uma detalhada explicação sobre o aedes aegypti, disseminador de perigosas doenças como dengue, chikungunia e zica.

Mesmo antes da Sala de Gestão de Endemias do município ter sido criada, o poder público municipal já vinha trabalhando intensamente no combate ao mosquito aedes aegypti, com campanhas e ações de limpezas por todos os bairros da cidade e massivas campanhas nos meios de comunicação local e em mídias sociais. Efetivamente após a primeira reunião da Sala de Gestão de Combate a Endemias do município, cinco mil quinhentos e onze imóveis foram visitados, onde em cento e oito destes foram encontrados focos do mosquito, dois por cento do total.

Noventa e dois caminhões caçambas de entulhos foram retirados dos quintais durante todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana e parte dos feriados de carnaval. Sessenta notificações e sete multas foram protocoladas no setor de tributos da prefeitura. Em todos os focos encontrados realizou-se os procedimentos para eliminação dos mesmos. Os que não foram possíveis eliminar receberam tratamentos, como por exemplo ralos de banheiros.
Orientações sobre a importância do combate aos criadouros do mosquito aedes aegypti, foram dadas a todos os proprietários de imóveis visitados, e a afirmação verdadeira de que todos somos chamados a combater nesta guerra foi enfatizada.

O número de pessoas envolvidas neste trabalho intenso foi de vinte e dois servidores do setor de saúde e mais seis funcionários da empresa Oportuna, um número aquém do necessário segundo afirmou Keli Rosa do Polo Regional de Rondonópolis. Ana Patrícia Moderador, coordenadora de saúde do município informou que novos servidores serão chamados a se unir ao grupo de agentes de saúde, já atuantes no combate ao mosquito.