09 DEZ 2015
Equipe de enfermagem recebe treinamento para detectar microcefalia

A equipe de enfermagem da atenção básica e do hospital de Alto taquari, receberam no dia 04 de dezembro, treinamento e orientações de como avaliarem recém nascidos para detectar a microcefalia, (Quando uma criança tem a cabeça menor do que o considerado padrão). Também receberam treinamentos sobre protocolos de condutas frente a casos suspeitos ou confirmados. O treinamento foi ministrado pela Pediatra Dra. Regina Pereira Higino da Costa.
O diagnóstico da microcefalia é feito após o nascimento do recém-nascido, o primeiro exame físico é rotina nos berçários e deve ser feito em até 24 horas do nascimento. Este período é um dos principais momentos para se realizar busca ativa de possíveis anomalias congênitas. Por isso, é importante que os profissionais de saúde fiquem sensíveis para notificar os casos de microcefalia no registro da doença no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc).
As causas da microcefalia, pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como substâncias químicas e agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação. O Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus Zika e o surto de microcefalia na região Nordeste.
O vírus Zika é um arbovírus (grande família de vírus), transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti.
O achado reforça o chamado para uma mobilização nacional para conter o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, responsável pela disseminação doença.

Materia: Kelly Koch

Fotos:  gentileza de Ivonete Lima