02 DEZ 2015

A Secretaria Municipal da Saúde iniciou no dia primeiro de dezembro um grande mutirão contra a dengue. O trabalho envolve cerca de cinquenta pessoas, entre profissionais da saúde , profissionais da infraestrutura, agentes comunitários de saúde (ACSs) e de combate às endemias (ACEs). Além das ações de orientação e limpeza, oito veículos, estão auxiliando na limpeza e aplicação de inseticida em toda a cidade, sendo quatro caminhões, duas pás carregadeiras e dois veículos da saúde para suporte de insumos como sacos de lixo, luvas e o que for necessário.

O esforço é para reduzir o índice de mosquitos e criadouros, diminuindo o risco de epidemia no ano que vem. De Janeiro até agora Alto Taquari já registrou 225 casos confirmados da doença.

O mutirão ocorrerá até o dia 18 de Dezembro em todos os bairros da cidade em datas especificas: Dias um e dois no Bairro Cohacol, sete a dez no Bairro 13 pontos, de quatorze a dezesseis no centro, e de dezessete a dezoito no Bairro Gabriela e Santeiro
Serão vistoriados os terrenos baldios, os quintais das residências e os estabelecimentos comerciais.
"É fundamental que a população permita a entrada dos Agentes comunitários, que poderão orientar as famílias sobre o trabalho de limpeza e remoção de criadouros do mosquito." Comentou o prefeito Maurício de Sá que está pessoalmente coordenando estes trabalhos em Alto Taquari. "A situação no país e no estado é alarmante e somente agora estamos entrando no período chuvoso. O cidadão tem que se conscientizar de que a responsabilidade pelo combate é do poder publico, mas também é do cidadão, pois é ele o maior prejudicado quando adoece." Concluiu o prefeito.
A maior parte dos focos de dengue é encontrada em vasos, copos e frascos com água, pratos, garrafas, recipientes plásticos, fontes ornamentais, latas, sucatas e outros materiais que acumulam agua que se estivessem acondicionados de forma correta evitaria o foco do mosquito.
Ferros velhos e entulhos de construção depositados nos quintais de residências habitadas ou pátios de comércios em atividade também pode se transformar em criadouros do aedes aegypti, que vale relembrar, agora além da dengue e da chikungunia também é vetor da zica, vírus que recentemente se descobriu é causador da microcefalia em bebes, deficiência que pode ocasionar varias sequelas entre elas o retardo mental.

Fonte: Assessoria de Comunicaçao