19 NOV 2015
Aulas de natação – Saúde e Lazer para as crianças

Além de trazer um belíssimo visual a quem passa na Avenida Macário Subtil, a piscina semiolímpica tem feito à alegria da criançada em Alto Taquari. Localizada na escola Municipal Elzinha Lizardo Nunes, a mesma foi inaugurada em Junho e se encontra em pleno funcionamento desde setembro deste ano. As Aulas de Natação estão sendo realizadas através da secretaria de Educação e acontecem de segunda a sexta feiras.
Os alunos da escola municipal e do projeto fazendo o futuro fazem aulas de natação com duração de uma hora, duas vezes por semana. Cada turma tem em média dezesseis crianças. No total são atendidas no projeto cerca de quatrocentos e cinquenta alunos. A demanda na procura pelas aulas de natação tem sido muito grande, por isso hoje há em torno de cento e cinquenta crianças na lista de espera.
As aulas são realizadas no contra turno escolar, e o principal objetivo do projeto, além da atividade física, é ocupar estas crianças fora do horário de aula, com uma atividade extra, saudável e divertida que impeça que as mesmas permaneçam nas ruas, além disso, o esporte desenvolve nos alunos a disciplina, a convivência e o respeito entre eles.
De acordo com o Professor de natação e Educador Físico Carlos Alfredo Gorini, "o objetivo é trabalhar fundamentos para iniciação dos alunos à natação como forma de agente transformador e socializador". Como há inúmeras possibilidades de atividades na água, a natação além de recreação e prazer, pode ser considerada uma importante opção para a educação e a socialização.
O Professor destaca também a possibilidade de desenvolver a natação como esporte que possa despertar o espírito competitivo dos alunos. "Com o desenvolvimento desse projeto, podemos descobrir e trabalhar novos talentos para competições em nível Estadual nos jogos escolares". .
Atualmente, o projeto já seleciona os alunos que se destacam na natação para um treinamento exclusivo nas sextas feiras. Hoje são treinadas vinte e seis crianças, com o intuito de futuramente leva-los a participar de campeonatos e jogos escolares em suas respectivas categorias.
A natação é também uma excelente atividade para quem possui algum tipo de limitação física ou necessidade especial. Esse esporte funciona como um tratamento alternativo melhora os movimentos e age de maneira eficiente no convívio social. O projeto atende hoje cinco crianças com necessidades especiais, e tem sido de grande importância para o desenvolvimento no tratamento destas crianças. Segundo o professor Carlos, todas elas estão apresentando grande evolução e se divertem muito durante as aulas.

Texto e fotos : Kelly Koch