05 OUT 2015
Nosso lago, beleza que floresce

O Vice-Prefeito Marcos Sâmara participou neste ultimo sábado (03) de um movimento ecológico realizado pelo Clube de Caiaque de Alto Taquari do qual faz parte. A ação consistia em monitorar as margens do lago para um relatório informal que seria repassado aos órgãos responsáveis posteriormente. Na visita dois opostos foram verificados. Com a criação do lago a fauna e a flora se diversificaram consideravelmente, crescendo em numero e em espécie.

Patos Selvagens, biguás, garças brancas, garças brancas grandes, capivaras, e peixes de diversas espécies estão povoando as margens e as águas do Lago do Parque Taquari. Espécies de plantas aquáticas e ribeirinhas também estão se desenvolvendo no local.

A praia do lado oeste do lago está sendo bastante utilizado por famílias com crianças que se deliciam em suas águas mornas e areia branquinha. Um passatempo que cresce a cada dia é a pescaria de barranco, onde cidadãos e cidadãs se distraem nas tardes após o expediente e nos finais de semana.

Por outro lado, e apesar do numero de lixo ter diminuído consideravelmente nas margens do lago, um fato triste vem chamando a atenção. Pessoas sem consciência ecológica e sem o senso do bem comum vêm agindo de maneira ilegal na calada da noite ou protegidos pelas matas às margens do lago. Restos de rede ou de tarrafa foram já encontrados na cabeceira do lago, onde originalmente existia o antigo Lago Picolé. Mas o fato marcante da visita pelos cidadãos do Clube de Caiaque foi o filhote de capivara morta a tiro e que boiava nas águas do lago, um crime ambiental praticado por alguém que zomba das leis de proteção da fauna e da flora brasileira, e dos esforços da administração municipal em proteger o Parque do Lago Taquari em toda sua beleza e importância.

O lago é de todos e devemos protegê-lo, se você vir alguém praticando estes atos ilegais e predatórios, ligue anonimamente para a policia no 190.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal