18 SET 2015
Acontece neste sábado dia 19 de Setembro o dia "D" da campanha de vacinação Anti-Rábica.

A secretaria municipal de Saúde realizará neste sábado dia 19 de Setembro o dia "D" da campanha de vacinação Anti-Rábica. Esta campanha irá acontecer até o dia 30 de Novembro, e tem como objetivo interromper a transmissão da raiva em cães e gatos no município.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em saúde, Ivonete Lima a meta do município que é calculada pelo pólo regional de saúde, é a de vacinar cerca de mil seiscentos e noventa cães e trezentos e trinta gatos. No entanto devido ao numero reduzido de doses enviado ao município pelo ministério da Saúde, neste sábado a meta será de quinhentas vacinações. Este trabalho se dará somente na área urbana de Alto Taquari, e segundo informações da vigilância sanitária ainda não há data prevista para a vacinação dos animais na zona rural.
Ivonete de Lima orienta a população, para que não deixe de levar seus cães e gatos até os postos de vacinação nos PSFs do bairro 13 Pontos e Central. Todos os animais acima do quarto mês de idade podem e devem ser vacinados. A coordenadora lembra ainda que devido ao número reduzido de vacinas, estas não serão entregues aos proprietários de animais para que os mesmos apliquem nos seus animais em suas residências.
A vacinação de cães e gatos a partir do quarto mês é obrigatória por lei, e previne a doença da raiva nos animais, que podem transmiti-la ao seres humanos por meio do contato com a saliva ou mordedura, levando em muitos casos à morte.

A secretaria municipal de Saúde espera contar com a colaboração da população e deixa o telefone 3496-1796 para que os cidadãos possam tirar suas duvidas quanto à campanha. O horário de atendimento será neste sábado (19) das sete da manhã às dezessete horas, em ambos os PSFs como já foi relatado.

Fonte: Assessoria de comunicação