14 SET 2015
Comitiva taquariense participa do Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira

No ultimo sábado (12) aconteceu na vizinha cidade de Costa Rica-MS o Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira, com representantes dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.

O encontro teve como palestrante principal o senador da Republica pelo estado de Goiás Ronaldo Caiado, que explanou sobre a atual situação econômica do país, mais especificamente sobre os efeitos da crise no agronegócio, principal atividade comum à região da tríplice fronteira.

Abrindo os discursos falou o prefeito Maurício de Sá, que chamou a atenção dos presentes para as diferenças tarifarias entre os estados, o que dificulta em muito o intercambio comercial nas três fronteiras. Aliás, a diferença de alíquota também foi tema nas falas do prefeito de Costa Rica Sr. Valdelir dos Santos e do próprio deputado Ronaldo Caiado.
Todos foram unânimes em dizer que para efetivamente se fomentar o comercio entre os estados na região das três fronteiras, a política econômica dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem convergir para um único percentual. Tarefa difícil, porém possível, como destacou o prefeito anfitrião Valdelir dos Santos Rosa.

Em sua fala, onde foi bastante aplaudido e posteriormente cumprimentado, o prefeito Maurício de Sá chamou a atenção para o encerramento repentino das atividades do terminal ferroviário, que em seu inicio trouxe um incremento financeiro não só ao município de Alto Taquari, mas para toda a região. Solicitou ao senador Ronaldo Caiado apoio no sentido de fazer com que o governo federal incentive a reabertura do terminal, que poderia ser utilizado no embarque e desembarque de mercadorias provenientes e direcionadas aos municípios da região das três fronteiras.

Mauricio de Sá lembrou aos presentes que diferentemente do titulo do evento onde se lia 1º Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira, esse já era o sexto evento realizado com o fim de integrar e discutir o desenvolvimento da região, sendo que dos cinco primeiros, quatro encontros foram organizados por Alto Taquari.

Todas as autoridades presentes assinaram uma carta de reivindicações para melhorias na região que será enviada aos governos estaduais ali representados e para o Governo Federal.

Fizeram parte da comitiva taquariense, o prefeito Mauricio de Sá, os secretários municipais Euzébio Oly das Finanças e Erocy Scaini da Indústria Comercio e Turismo, além do vereador Leandro Almeida, da engenheira do setor de planejamento da prefeitura Rosa Maria e do Assessor de Comunicações Julio Emilio.

Fonte: Assessoria de Comunicações
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024