25 AGO 2015
Comissão de Revisão Territorial dos Municípios da AL fazem visita técnica em Alto Taquari, em pauta: Problemas territoriais entre municípios.

A Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Assembleia Legislativa, em parceria com a Secretaria de Planejamento do Estado – SEPLAN, realizaram uma vista técnica na tarde desta segunda feira (24) na sala de reunião da Prefeitura Municipal para falar sobre o Plano de Ação do Projeto de Atualização das Divisas Intermunicipais de Mato Grosso onde se buscará soluções para os problemas territoriais encontrados entre os limites municipais do Estado de Mato Grosso.

Em Alto Taquari há uma demanda com Alto Araguaia na região da Serra Vermelha onde ambos os municípios divergem há anos qual seria o limite correto entre os dois municípios.

Além de Alto Taquari e Alto Araguaia os municípios de Barra do Bugres, Guiratinga, Poxoréu, Itiquíra, Alto Garças, Tesouro, Rondonópolis, Jaciara, Dom Aquino, Pedra Preta, Juscimeira, Paranatinga, Primavera do Leste, Campo Verde, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Gaúcha do Norte, Santo Antônio do Leste, Rosário Oeste, Ponte Branca, Torixoréu, Chapada dos Guimaraes, Araguainha, General Carneiro, Nova Brasilândia, Canarana, Campinápolis, Novo São Joaquim, Querência, Planalto da Serra, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Santa Rita do Trivelato possuem problemas parecidos.
A Comissão requereu da Administração Municipal a indicação de dois representantes para acompanhar os trabalhos propostos no plano de ação, com vistas a participar efetivamente na segunda quinzena de Setembro deste ano, de uma oficina de trabalho para avançar com o diagnóstico dos problemas existentes e propor encaminhamentos e soluções.
Para isso o município deverá protocolar copias junto a Comissão de Revisão Territorial do Municípios e das Cidades da Assembleia Legislativa com informações sobre a base territorial de Alto Taquari como limites dos distritos, sistema hidrográfico, sistema viário, localidades e outras informações. Deverá também apresentar a lei de criação do município e uma sucinta descrição da problemática dos limites do município que representa. Textos que relatam o processo histórico de ocupação e outros materiais que se considerem pertinentes também poderão ser apresentados como argumento.

O Prefeito Mauricio de Sá recebeu pessoalmente em seu gabinete técnicos da comissão que lhe entregaram um oficio sobre este assunto enviado pelo Presidente da Comissão de Revisão Territorial das Cidades e dos Municípios da AL-MT, Deputado "Nininho".