Durante o encontro com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Araguaia, autoridades, técnicos e comunidade discutiram a gestão das águas e receberam o mapa hidrológico do município.
Na última quarta-feira, 9 de abril, o município de Alto Taquari recebeu um importante encontro promovido pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Araguaia: a Oficina Expedição Águas do Araguaia. O evento reuniu representantes da administração municipal, técnicos, membros da comunidade e autoridades regionais com o objetivo de fortalecer o diálogo sobre a preservação dos recursos hídricos e a gestão sustentável das águas em nível municipal.
Alto Taquari é um dos 12 municípios que integram a bacia hidrográfica do Alto Araguaia, e participou ativamente da oficina, que visa fomentar a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias conjuntas para a valorização dos mananciais da região. Durante o evento, o município foi contemplado com o Mapa Hidrológico de Alto Taquari — um importante instrumento de planejamento e preservação ambiental entregue pelos membros do comitê.
Estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Mauro André, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gregório Tolentino, e os secretários municipais Adriano da Silva (Agricultura e Meio Ambiente), Helinton Junior Batista (Administração e Finanças) e Dhemison Anicezio (Mobilidade Urbana, Pavimentação e Serviços Viários), além de representantes de empresas locais e da comunidade.
A comitiva do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Araguaia foi composta por seu presidente, Clodoaldo Queiroz, a vice-presidente, Cristhiane Vasconcelos, o representante do movimento Todos pelo Araguaia, Kaiqui da Silva, e a equipe da Sema formada por Ellen Cristina, Leandro Obadowiski e Sergio Balestrin.
A Expedição Águas do Araguaia é uma iniciativa estratégica do comitê, baseada no projeto piloto de revitalização da Bacia do Córrego Fundo (em Barra do Garças - MT), com apoio do Banco Bradesco S/A e parceria com a The Nature Conservancy (TNC) e o Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP). A ação inclui o monitoramento da qualidade da água em todos os municípios da bacia e busca, além de soluções técnicas, promover a conscientização coletiva quanto à importância da preservação dos recursos hídricos.
A oficina realizada em Alto Taquari reforça o protagonismo do município nas pautas ambientais e evidencia o esforço conjunto entre poder público, sociedade civil e instituições parceiras para garantir um futuro sustentável e com mais qualidade de vida para as próximas gerações.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Autor: Matéria e fotos: Eduardo Candido
Local: Alto Taquari (MT)