A Prefeitura de Alto Taquari, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), em parceria com a Câmara de Vereadores e a Escola Estadual Carlos Irigaray Filho, realizou a Semana do Meio Ambiente nos dias 3, 4 e 5 de junho. O evento teve como objetivo expandir os debates promovidos pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Com o tema "Vida no Planeta Terra. Até quando?", a Semana do Meio Ambiente buscou conscientizar e mobilizar a comunidade sobre questões ambientais urgentes.
A abertura do evento contou com a presença da prefeita de Alto Taquari, Marilda Garofolo Sperandio. Em sua declaração, a prefeita ressaltou a importância da conscientização ambiental. "Este evento é fundamental para reforçarmos a importância de cuidarmos do nosso planeta. Precisamos unir esforços para garantir que as futuras gerações possam viver em um ambiente saudável e sustentável. A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para refletirmos e agirmos em prol da preservação ambiental."
Além da prefeita, outras autoridades estiveram presentes e participaram das atividades, como o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Henrique Borges; o coordenador de Agricultura e Meio Ambiente, Hildor Netzlaff; o vereador Adriano da Silva (Sarapó); e o vereador Professor Fabio Junior.
Durante a Semana do Meio Ambiente, foram realizadas diversas palestras sobre o tema principal e atividades externas, como o plantio de mudas de árvores, que envolveram a comunidade e os alunos da escola.
O evento também contou com a presença de convidados especiais: Vitória Régia Alves de Oliveira, secretária de Meio Ambiente de Ribeirão Cascalheira (MT); Adelan Souza Remeds, secretário municipal de Turismo de Ribeirão Cascalheira (MT); Michele Kovacs, Helen Farias Fereira e Fernando Araújo, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT); Gean Luis, da Aprosoja Mato Grosso; e Letícia Guerra, auditora ambiental da Rumo.
A Semana do Meio Ambiente foi realizada com o apoio de diversos parceiros, incluindo Aprosoja Mato Grosso, Atvos, Via Brasil, Urban, Sindicato Rural de Alto Taquari, Grupo RZK, Sicredi, Rumo, John Deere Primavera, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e Diretoria Regional de Educação de Rondonópolis (DRE).