20 MAR 2024
CIDADANIA E JUSTIÇA
SERVIÇO
Prefeitura de Alto Taquari lança a "Campanha Leão do Bem" para incentivar doações no Imposto de Renda

A Prefeitura de Alto Taquari, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), lança a "Campanha Leão do Bem" com o objetivo de estimular doações no Imposto de Renda durante a entrega da Declaração de Imposto de Renda 2024.

A iniciativa visa informar e motivar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (FIA) e ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FID). Esses recursos serão direcionados para financiar projetos destinados a crianças, adolescentes e idosos do município. Contribuintes com impostos a pagar ou restituir podem fazer a destinação, escolhendo um dos fundos ou dividindo o valor entre ambos.

Muitas pessoas físicas desconhecem a possibilidade de destinar até 6% do imposto devido. Conforme a legislação, é permitido direcionar até 3% para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e mais 3% para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. É fundamental destacar que o valor total da doação (dentro do limite de 6%) retorna ao doador, devidamente corrigido. Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% do imposto de renda devido.

Ao optar pela declaração completa no sistema da Receita Federal, os contribuintes podem acessar a ficha "doações diretamente na declaração". Em seguida, é necessário escolher a opção "Criança e Adolescente" ou "Idoso", conforme a preferência do contribuinte. O processo envolve a escolha do Fundo Municipal de Alto Taquari, o preenchimento do valor desejado e a emissão de até três documentos de arrecadação federal (Darfs), sendo que os Darfs dos Fundos devem ser pagos até o último dia da entrega do Imposto de Renda, que este ano vai até 31 de maio.

Os recursos arrecadados em Alto Taquari por meio dessa campanha serão destinados a financiar projetos sociais voltados para jovens e idosos em situação de vulnerabilidade. Importante ressaltar que essa ação não gera custos adicionais para o contribuinte, representando uma maneira simples e impactante de contribuir para um futuro melhor para todos os cidadãos assistidos pelos conselhos municipais.

A Prefeitura de Alto Taquari convida a comunidade a abraçar a "Campanha Leão do Bem", destacando que pequenos gestos podem fazer uma grande diferença na vida daqueles que mais precisam. Ajude a construir um futuro mais solidário e igualitário para a nossa cidade. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu contador ou fale com a Secretaria Municipal de Assistência Social: (66) 99672.2707 (WhatsApp).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Autor: Matéria e arte: Eduardo Candido