25 MAI 2023
CIDADANIA E JUSTIÇA
Campanha Faça Bonito mobiliza Alto Taquari na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
Prefeitura promove ações e palestras para conscientizar a população sobre a importância do combate ao abuso infantil.
Durante o mês de maio, Alto Taquari e todo o país estão engajados na Campanha Faça Bonito, que completa seu 23º ano de mobilização nacional. O objetivo dessa iniciativa é conscientizar a população sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Alto Taquari, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está promovendo diversas ações para marcar o período da campanha.

A equipe da Assistência Social tem se dedicado a conscientizar crianças, adolescentes e a comunidade em geral sobre os impactos do abuso e da exploração sexual infantojuvenil. A SMAS realizou palestras em diferentes instituições, incluindo o Centro de Educação Infantil Professora Maria Auta Medeiros de Oliveira, as escolas municipais Professora Elzinha Lizardo Nunes e José Inácio Simão, as escolas estaduais Carlos Irigaray Filho e Dennis Manerich de Oliveira, e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As palestras foram ministradas por servidoras da SMAS (Beatriz, Maria Lopes, Ivone, Lesley e Célia), além do delegado Artur Andrade Almeida e do promotor Frederico César Batista Ribeiro.

Em 18 de maio, "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", uma caminhada foi realizada por ruas de Alto Taquari, reunindo crianças, adolescentes e idosos. O evento buscou conscientizar a população sobre a importância de denunciar casos de abuso e garantir a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Vanessa Vieira, secretária de Assistência Social, destacou a importância da mobilização em Alto Taquari: "A Campanha Faça Bonito é uma oportunidade fundamental para sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de combater e principalmente prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. É um trabalho conjunto que envolve a prefeitura, as instituições governamentais e não governamentais, juntamente com toda a população, visando criar uma rede de proteção efetiva para nossas crianças e adolescentes".

A SMAS ressalta que a luta contra o abuso e a exploração sexual infantojuvenil não se limita ao mês de maio, mas é uma preocupação constante. Diversas medidas de proteção são adotadas ao longo do ano, incluindo programas de conscientização, capacitação de profissionais e parcerias com instituições locais, como o Conselho Tutelar. O objetivo é criar uma rede de apoio sólida e eficaz para identificar, denunciar e interromper situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.

A mobilização da sociedade é essencial para garantir um ambiente seguro e acolhedor para a infância e a adolescência, e a secretária Vanessa Vieira, enfatiza a importância desse engajamento coletivo: "Nossa missão é proteger e garantir o bem-estar das crianças e adolescentes de Alto Taquari. A Campanha Faça Bonito é uma oportunidade valiosa para envolver toda a comunidade nesse propósito. Precisamos estar atentos, denunciar qualquer suspeita de abuso e trabalhar juntos na prevenção desse tipo de violência. Nossas ações visam fortalecer os laços familiares e comunitários, promovendo um ambiente seguro onde crianças e adolescentes possam se desenvolver plenamente".

Denuncie casos de abuso e exploração sexual infantil (Disque 100). Proteger nossas crianças e adolescentes é responsabilidade de todos. Faça bonito, Alto Taquari!

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Autor: Matéria e fotos: Eduardo Candido
Local: Alto Taquari (MT)
18/05/2023
Caminhada - Campanha Faça Bonito 2023
No dia 18 de maio, em comemoração ao "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", uma caminhada foi realizada pelas ruas de Alto Taquari, reunindo crianças, adolescentes e idosos. O evento buscou conscientizar a população sobre a importância de denunciar casos de abuso e garantir a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
17/05/2023
Palestra Escola Estadual CIF - Campanha Faça Bonito 2023
A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) tem se dedicado a conscientizar a comunidade sobre os impactos do abuso e da exploração sexual infantojuvenil. A SMAS realizou palestras em diferentes instituições, incluindo o Centro de Educação Infantil Professora Maria Auta Medeiros de Oliveira, as escolas municipais Professora Elzinha Lizardo Nunes e José Inácio Simão, as escolas estaduais Carlos Irigaray Filho e Dennis Manerich de Oliveira, e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As palestras foram ministradas por servidoras da SMAS, como Beatriz, Maria Lopes, Ivone, Lesley e Célia, além do delegado Artur Almeida e do promotor Frederico.
17/05/2023
Palestra Escola Estadual DMO - Campanha Faça Bonito 2023