05 FEV 2021
SAÚDE
Em Alto Taquari, cidadão com encaminhamento do SUS para psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo não necessitará de avaliação da assistência social

A prefeita de Alto Taquari, Marilda Sperandio, desde o início da gestão expôs o seu enorme desejo de humanizar a prestação de serviços públicos para o cidadão. O desejo da prefeita se tornou meta e objetivo por parte de todos os colaboradores do município.

Na Saúde, por exemplo, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) esteve reunida para discutir novos fluxos de atendimento na unidade. Um destes fluxos visa desburocratizar e otimizar o atendimento no psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Agora, pacientes com encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para as especialidades citadas acima não precisarão passar por avaliação da assistência social da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ocorre que, estes encaminhamentos já fazem parte da rede de atenção do SUS, sem necessidade de uma autorização social.

De forma mais clara, essa decisão significa “fazer com que o usuário tenha que andar menos entre um serviço e outro”, explicou Ivonete Lima, assessora do Nasf.

Fonte: Ascom | Reportagem: Eduardo Candido - Fotos: Nasf