04 JUL 2018
SAÚDE
Secretaria de Saúde de Alto Taquari intensifica vacinação contra a febre amarela
A SMS estará realizando a vacinação TODOS OS DIAS, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas três Unidades Básicas de Saúde do município (ESF 1 - 13 Pontos, ESF 2 - Centro e ESF 3 - Cohacol). Para receber a vacina, o cidadão precisa estar munido do cartão de vacina e do cartão do SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de vigilância Epidemiológica, intensificou nesta semana as ações contra a febre amarela, doença transmitida em humanos pelo mosquito Andes Aegypti.

A SMS estará realizando a vacinação TODOS OS DIAS, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas três Unidades Básicas de Saúde do município (ESF 1 - 13 Pontos, ESF 2 - Centro e ESF 3 - Cohacol). Para receber a vacina, o cidadão precisa estar munido do cartão de vacina e do cartão do SUS.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a mobilização se justifica por conta de um caso de febre amarela registrado no município de Primavera do Leste (MT). O paciente permaneceu por um período em Alto Taquari.

Sobre a doença
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Faça sua parte!
A SMS orienta o cidadão para que realize a limpeza de quintais, ajudando assim a eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, já que este mosquito também é causador de outras doenças, como a dengue, zika e chikungunya.

*PREFEITURA DE ALTO TAQUARI, GESTÃO EM AÇÃO*

Fonte: Ascom | Reportagem e Arte: Eduardo Candido