08 FEV 2022
Alto Taquari é destaque em ranking do Previne Brasil, com ISF de 8,31
O município de Alto Taquari ganhou destaque no ranking do Previne Brasil, com o Indicador Sintético Final (ISF) de 8,31. Em Mato Grosso, 56 municípios (dos 141) foram destaque em avaliação com ISF acima de 7.

O município de Alto Taquari ganhou evidência no ranking do Previne Brasil, com o Indicador Sintético Final (ISF) de 8,31. Em Mato Grosso, 56 municípios (dos 141) foram destaque em avaliação com ISF acima de 7.

O índice é a média dos indicadores do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que financia ações na área da saúde tendo como base o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos pelos municípios. O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde. O município recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa. Caso as metas sejam cumpridas, o governo federal faz o repasse financeiro para as secretarias municipais.

A prefeita de Alto Taquari, Marilda Garofolo Sperandio, enalteceu o trabalho desenvolvido para a obtenção da nota. "Parabenizo nossa equipe, a qual não mede esforços para que a Saúde Municipal atinja as metas que estabelecemos. Sempre iremos buscar excelência em nossos objetivos e só atingiremos altos níveis com nossos colaboradores focados e comprometidos nesta missão", avaliou.

O secretário de Saúde de Alto Taquari, Michel Lucas Rocha, destacou que o excelente resultado foi alcançado, sobretudo, por conta das ações de capacitação continuada sobre os indicadores do Previne Brasil desenvolvidas pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT). “O Cosems Conecta Mais (CC+) dispõe de atualizações, discussões e avaliação com o objetivo de melhorar os indicadores de desempenho de Mato Grosso”, ressaltou Michel.

Sobre o Previne
O programa Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), e foi instituído pela Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017. O Previne considera quatro componentes para fazer a transferência financeira federal a municípios e ao Distrito Federal: incentivo com base em critério populacional; capitação ponderada (cadastro de pessoas); pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o fortalecimento de vínculos entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas atendidas e acompanhadas nos serviços da APS. O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020 (fonte: aps.saude.gov.br). A Portaria GM/MS nº 2.254, de 3 de setembro de 2021, estabeleceu que os municípios com ISF acima de 7 receberão a mais.

Fonte: Ascom | Matéria: Eduardo Candido - Arte: MS/Ilustração