29 MAI 2021
Prefeitura de Alto Taquari realiza Semana do Meio Ambiente
A Prefeitura de Alto Taquari, realizará a “Semana do Meio Ambiente”, com o tema “Restauração de Ecossistemas”. A ação será promovida entre os dias 31 de maio e 2 de junho, já na próxima semana

A Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), realizará a “Semana do Meio Ambiente”, com o tema “Restauração de Ecossistemas”. A ação será promovida entre os dias 31 de maio e 2 de junho, já na próxima semana.

A nível municipal, as atividades serão voltadas aos alunos do Centro Cultural, com apresentação de palestras entre os dias 31 e 2 de junho. Os temas a serem abordados são os seguintes: tirar dormência de sementes; importância do meio ambiente; como plantar mudas de árvores; importância das nascentes.

Como parte da programação, haverá também o plantio de mudas de árvores em homenagem às vítimas de Covid-19, que deve ocorrer durante o mês de outubro ou novembro, quando começa o período das chuvas.

As ações são realizadas em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), que, por sua vez, realizará um Webinário. Para participar deste evento, é preciso fazer inscrição online, clicando aqui.

O Webinário ocorrerá entre os dias 31 de maio e 4 de junho, com palestras online sendo transmitidas pelo canal da Sema-MT no Youtube.

Segue o cronograma:

31 de maio

Às 14h - Abertura da Semana do Meio Ambiente com a secretária de Estado de Meio ambiente Mauren Lazzaretti;

14h30 - Palestra: Ambiente e Pandemia - Michele Sato (UFMT);

15h15 - Palestra: Relação entre Saúde e o Meio Ambiente - Christiane Rocha (UFLA).

Moderação de Vânia Montalvão (Sema-MT).

1º de junho

14h - Palestra: Panorama Geral da Atividade de Restauração Ambiental - Ingo Isernhagen (EMBRAPA);

14h45 - Palestra: Técnicas Alternativas para Restauração de Áreas Degradadas - Sebastião Venâncio Martins (UFV).

Moderação de Alexandre Ebert (Sema-MT).

02 de junho

14h - Palestra: Rede de sementes do Xingu: as pessoas como protagonistas da Restauração Ecológica - João Carlos Mendes Pereira (Facilitador da Rede de Sementes do Xingu);

14h45 - Palestra: Semeadura Direta como principal forma para Recomposição da Vegetação Nativa - Guilherme Henrique Pompiano Do Carmo (Técnico ISA).

Moderação de Leonardo Vivaldini dos Santos (Engenheiro Florestal SEAF-MT).

03 de junho

14h - Palestra: Restauração de Áreas com SAFs - Eduardo Darwin Ramos da Silva (Analista de gestão ambiental do ICV);

14h45 - Palestra: Restauração de Áreas Degradadas com intervenções de Engenharia Natural - Rita dos Santos Sousa (UFSM).

Moderação de Lígia Nara Vendramin (Coordenadora do Programa REM).

04 de junho

14h - Palestra: Ferramentas para Detecção e Avaliação das Áreas Degradadas em Unidades de Conservação Estaduais - Alexandre Ebert (Sema-MT);

14h45 - Palestra: Apresentação da Plataforma WebAmbiente - José Felipe Ribeiro (EMBRAPA).

Moderação de Elaine Corsini (SEMA-MT).

As atividades organizadas para semana do meio ambiente estão em conformidade com o tema “Restauração de Ecossistemas”, estabelecido para o período de 2021 à 2030, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Ascom: Reportagem: Bruno Santos - Revisão: Eduardo Candido - Imagem: Sama-MT