19 FEV 2020
AGROPECUÁRIA
Com foco na agricultura familiar, prefeitura efetiva apoio financeiro à Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Alto Taquari
O prefeito de Alto Taquari, Fabio Mauri Garbugio, firmou convênio com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Alto Taquari (APPRAT), onde o município fará o repasse de R$ 66 mil (para o ano de 2020) para a entidade.

Com o objetivo de promover a agricultura familiar e ampliar o suporte ao pequeno produtor, o prefeito de Alto Taquari, Fabio Mauri Garbugio, firmou convênio com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Alto Taquari (APPRAT), onde o município fará o repasse de R$ 66 mil (para o ano de 2020) para a entidade.

Para o prefeito, a assinatura deste convênio é de grande importância neste pontapé inicial da APPRAT. “Com este convênio, queremos dar sustentação à APPRAT neste início das atividades. Apoiando a associação, estamos ajudando a diversas famílias que tiram seu sustento da agricultura familiar e, ao mesmo tempo, fomentamos esta atividade que já foi muito negligenciada em Alto Taquari. Ainda como incentivo e apoio, o salão onde funcionava o Centro Cultural será disponibilizado para o funcionamento da entidade”, destacou Garbugio.

Estavam presentes na reunião de assinatura do convênio o presidente da APPRAT, Pedro Freire Silva; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Kleber Welington Gomes; o tesoureiro da APPRAT, José Roberto Guedes; e o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Alto Taquari (Funsat), Carlos Cesar Ivo Bernardes.

Conforme o Convênio Nº 003/2020, o repasse de recursos financeiros “tem por objetivo atender os pequenos produtores rurais, regularizando os produtores que estão na informalidade a partir de um cadastro de pequeno produtor junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e incentivando a produção do leite e seus derivados, fomentando o desenvolvimento da agricultura familiar inserida em associações, através da APPRAT, em parceria com a Sama, a qual, através de seus departamentos técnicos, orientarão os pequenos produtores na formação de pastagens, manejo, silagens, instalações, tanques de piscicultura, subsídios de mudas, sêmen e embriões. Firmando convênios com a Secretaria de Estado Agricultura Familiar (SEAF) para melhoramento e aperfeiçoamento do rebanho do gado leiteiro do município”.

Fonte: Ascom | Reportagem: Eduardo Candido - Fotos: Gabinete do Prefeito