25 JUN 2017
Prefeitura de Alto Taquari promove 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Alto Taquari (MT) promoverá, no dia 30 de junho, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social (11ª CMAS). O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social.

A 11ª CMAS terá início às 7h30, no Centro de Convivência do Idoso (Cecoi). O tema a ser explorado trata da “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, que será discutido dentro de quatro eixos* principais.

A secretária de Assistência Social de Alto Taquari, Cristine Bernini, destacou a importância da etapa municipal da conferência. “Todas as articulações do SUAS iniciam das demandas municipais, pois são nestes núcleos que a sociedade percebe as suas necessidades. Nós, como participantes dos municípios, podemos contribuir diretamente das ações municipais, estaduais e nacionais, através do debate e sugestões. A sua participação é de extrema importância”, afirmou.

A 11ª CMAS terá, posteriormente, a etapa estadual, finalizando com a conferência em âmbito nacional, entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2017.

Sobre a palestrante
A palestrante da 11ª CMAS será Eliacir Pedrosa da Silva, assistente social e socioterapeuta. Eliacir foi servidora da Secretaria de Estado de Saúde por 34 anos. Aposentou-se em abril de 2017. É concursada da Secretaria de Assistência Social, exercendo a coordenação no Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Leciona na Escola de Conselhos de Mato Grosso, com as seguintes disciplinas: Políticas do SUAS e Atribuições do Conselho Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Eliacir tem mestrado em Orientaçion de Lá Conducta, no Centro de Psiquiatria, Psicologia e Sexologia da Venezuela. Tem ainda pós-graduação em Saúde Coletiva, Auditoria em Saúde Pública e Políticas Públicas. Possui especialização em Sexualidade na Adolescência, dentre outras certificações. Atua hoje como consultora nas áreas da Assistência Social e Saúde nos municípios do Estado.
*Eixos
1º - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;
2º - Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;
3º - Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;
4º - A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia de direitos socioassistenciais.

*PREFEITURA DE ALTO TAQUARI, TRANSPARÊNCIA COM O POVO*

Fonte: Ascom | Reportagem e arte: Eduardo Candido