O Conselho Municipal de Saúde (CMS), com apoio da Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 29 de abril a
1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (1ª CMGTES). O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o vereador Adriano da Silva (Sarapó) e o Professor Fabio Júnior.
A enfermeira Carlene de Souza Ramos foi a palestrante do evento, abordando temas relevantes ao tema central
“Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Pessoas que Fazem o SUS Acontecer”. Durante a conferência, os participantes discutiram os eixos propostos e elegeram os delegados municipais que representarão Alto Taquari na 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CEGTES), a ser realizada nos dias 10 e 11 de junho, em Cuiabá (MT).
A secretária municipal de Saúde, Mayara Rodrigues, enfatizou a importância das conferências municipais. "As conferências são essenciais para o bom funcionamento da gestão municipal. Através delas, podemos discutir e elaborar propostas que fortalecem as políticas públicas em nível municipal, estadual e nacional. Este evento é uma plataforma de acesso à gestão, onde os participantes podem se expressar e contribuir com sugestões para a saúde municipal. As diretrizes formuladas aqui serão discutidas na etapa estadual e, posteriormente, na etapa nacional."
A
1ª CMGTES reforçou a importância da participação ativa da comunidade e dos profissionais de saúde no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo um ambiente democrático e colaborativo para o desenvolvimento contínuo das políticas de saúde.