28 MAR 2019
OBRAS E INFRAESTRUTURA
Prefeitura de Alto Taquari retoma obras da Funasa e constrói usina de energia solar

A Prefeitura de Alto Taquari promoverá mais uma grande obra. O município construirá, com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), uma Usina Solar Fotovoltaica. O objetivo é economizar parte dos recursos que são direcionados para o pagamento da energia utilizada nas bombas d’água dos poços artesianos da cidade, a partir da geração de energia solar. Esta será a primeira usina a ser construída por uma prefeitura mato-grossense.

Segundo informações da Coordenadoria de Planejamento, a Usina Fotovoltaica terá potência de 74,1 kW. Com o início das operações, a estimativa é de que a prefeitura possa economizar de R$ 50 mil a R$ 80 mil ao ano, já que o valor gerado na produção de energia solar será amortizado no valor que a prefeitura paga com o consumo de energia dos prédios públicos.

Outros serviços
O recurso da Funasa também será utilizado nas seguintes obras:

• Construção de 2 reservatórios metálicos, com volume d'água de 400m³ cada;
• Urbanização dos poços artesianos do município, onde serão construídos cerca, pavimentação, iluminação, abrigo de bomba com quadro de energia;
• Construção de centro administrativo para o Departamento de Saneamento Municipal;
• Construção de almoxarifado, casa de química, reservatório de recalque;
• Ampliação e melhoria na rede d’água;
• Automação de poços e reservatórios.

Os trabalhos serão executados pela empresa Solutions Corp Assessoria Empresarial LTDA. O alojamento dos operários já foi instalado no terreno da Aspat (veja foto), ao lado do Miniestádio Valdir Vieira Campos. A empresa aguarda a chegada de alguns materiais para dar início aos serviços.

*PREFEITURA DE ALTO TAQUARI, GESTÃO EM AÇÃO*

Fonte: Ascom | Reportagem e foto: Eduardo Candido