13 NOV 2019
OBRAS E INFRAESTRUTURA
Prefeito Fabio Garbugio e vereadores acompanham solenidade de inauguração de trecho da MT-100
O prefeito Fabio Garbugio, retornando à prefeitura na última segunda-feira (11/11), participou da solenidade de inauguração das praças de pedágio e da reconstrução do trecho de 91,4 km da Rodovia MT-100, entre Alto Taquari e Alto Araguaia.

O prefeito Fabio Garbugio, retornando à prefeitura na última segunda-feira (11/11), participou da solenidade de inauguração das praças de pedágio e da reconstrução do trecho de 91,4 km da Rodovia MT-100, entre Alto Taquari e Alto Araguaia, de responsabilidade da empresa concessionária Via Brasil. O evento contou com a participação do governador Mauro Mendes, do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; do deputado federal Neri Geller; dos deputados estaduais Max Russi, Ondanir Bortolini (Nininho), Paulo Araújo, Sebastião Rezende e Thiago Silva; do prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo, entre outros prefeitos e vereadores de toda a região, executivos da Via Brasil e produtores rurais.

Também presentes o presidente da Câmara Municipal de Alto Taquari, vereador Leandro Almeida e os vereadores Euds Oliveira, Edislei Amorim (Barriga), Sinésio Rodrigues e Volmir Pedro Ebling (Pedrão). Na primeira parte do evento, realizada em Alto Taquari, compareceram ainda os vereadores Elginar Rodrigues (Nego do Park) e Márcia Buscariol. Os ex-prefeitos Lairto Sperandio e Arnaldo Buscariol (Senhor Dino) prestigiaram as solenidades.

Em Alto Taquari, no marco 0 da rodovia, na divisa com o estado de Mato Grosso do Sul, foi promovido o ato simbólico de descerramento da placa de inauguração desta importante conquista para Alto Taquari, Alto Araguaia e para todo o estado de Mato Grosso. Posteriormente, as comitivas seguiram em comboio para Alto Araguaia, onde as autoridades discursaram e finalizaram a cerimônia.

Esta melhoria na rodovia beneficiará mais de 20 mil moradores de Alto Araguaia e Alto Taquari, além dos motoristas que percorrem o trecho diariamente.

Cobranças
Durante o encontro com o governador Mauro Mendes, o prefeito Fabio Garbugio teve uma importante conversa no sentido de buscar melhorias para Alto Taquari, propondo investimentos em diversas áreas carentes do município. O governador, por sua vez, se colocou à disposição do prefeito para as demandas que forem necessárias.

Concessão
A concessão foi realizada pela Sinfra em 2018, durante leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Somente neste primeiro ano, quase R$ 50 milhões foram investidos em serviços de pavimentação, sinalização horizontal e vertical, radiocomunicação e edificações operacionais e de apoio aos usuários. Em cinco anos, os investimentos somarão R$ 205 milhões e em 30 anos este número chegará a R$ 745 milhões.

O presidente da Via Brasil, César Menezes, já percebeu o aumento na trafegabilidade da rodovia a partir das obras de recuperação. Segundo ele, passam pelo trecho um montante de 9 mil eixos diariamente e a tendência é de que este número aumente. Para isso, novas obras de melhorias já estão asseguradas.

“Ainda estão previstas as obras de implantação de acostamento, a construção de contornos em Alto Taquari e Alto Araguaia, que vão desviar o tráfego da região central dos dois municípios, bem como outras melhorias do pavimento”, pontuou o presidente da concessionária.

Pedágio
O contrato será regulado e fiscalizado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT). Somente após a liberação por parte da agência, a concessionária poderá implantar a cobrança do pedágio. O trecho concessionado de Alto Araguaia a Alto Taquari prevê duas praças de pedágio, sendo a primeira no km 11 e a segunda no Km 83 da rodovia.

“Cabe à Ager fiscalizar e regular este contrato para manter ele viável e um preço justo para a sociedade. Caso haja irregularidades, a Ager pode multar a concessionária. A rodovia terá fiscalização com câmeras das quais a Sesp, a Sinfra e a Ager também terão acesso. Então esta é uma concessão moderna como Mato Grosso merece. O governador Mauro Mendes está de parabéns ao inaugurar uma concessão com benefício extremo para a sociedade”, destacou o presidente da Ager, Fábio Calmon.

Fonte: Ascom (com informações da Secom-MT) | Reportagem e fotos: Eduardo Candido
13/11/2019

A agenda dos gestores de Alto Taquari (MT) foi bastante extensa no mês de agosto. O prefeito Fabio Garbugio esteve na sede da Caixa Econômica discutindo e negociando a retomada das obras da vala (clique aqui para mais informações). O vice-prefeito Marco Aurélio também esteve em Cuiabá cuidando de inúmeros interesses do município.

No dia 15 de agosto, Marco Aurélio esteve no gabinete do deputado estadual Nininho debatendo e angariando apoio do parlamentar para a aquisição de 150 toneladas de lama asfáltica para recuperação de ruas e avenidas de Alto Taquari.

Já no dia 16 de agosto, Marco se reuniu com o secretário de Estado de Educação Esporte e Lazer, Marco Marrafon, e garantiu uma importante parceria. Através de convênio, o município será autorizado a utilizar a nova Escola Estadual Dennis Manerich de Oliveira até dezembro. Durante este período está previsto a reforma do telhado da Escola Municipal Prof. Elzinha Lizardo Nunes.

Durante a viagem à Cuiabá, o vice-prefeito também esteve reunido com o deputado estadual Dr. Leonardo, ocasião em que o parlamentar afirmou que disponibilizaria emenda para Alto Taquari. O recurso seria direcionado para a melhoria da estrutura do Lago Municipal.

“Isso foi um pouco da nossa agenda em Cuiabá. Estamos sempre atentos às demandas de Alto Taquari”, destacou Marco Aurélio.

*PREFEITURA DE ALTO TAQUARI, GESTÃO EM AÇÃO*