31 JUL 2015

Técnicos do Escritório Regional de Saúde ligados à Vigilância em Saúde estiveram em Alto Taquari nesta semana realizando uma pesquisa por amostragem em algumas residências. O objetivo era verificar a existência ou não de focos de larvas do mosquito da dengue em Alto Taquari. Nas quinze residências escolhidas aleatoriamente os técnicos não encontraram nenhum foco destas larvas, fato que chamou a atenção porque neste ano Alto Taquari sofreu com um numero elevado de casos de dengue. Foram descartado possíveis erros de diagnostico realizado pelos profissionais de saúde do município, pois os mesmo foram confirmados por meio de exames.

Deise Coelho secretária de Saúde do município informou que os técnicos retornarão dentre em breve para uma pesquisa mais aprofundada. "O fato de não se ter encontrado larvas do mosquito, difere do numero de casos registrados de dengue, e uma das explicações para isso foi a campanha de limpeza promovida pela prefeitura há semanas atrás que provavelmente eliminou os criadouros. Outra possibilidade é que estes criadouros estejam em locais que geralmente o cidadão fiscaliza menos, como calhas e caixas de água sem tampas, e será neste locais que os técnicos do Escritório Regional irão focar seus trabalhos de pesquisa quando retornarem a Alto Taquari." Concluiu a secretaria.

Vale lembrar que mesmo neste período de seca, os cuidados com o mosquito devem continuar, pois apesar de ser inverno o tempo está quente e o mosquito está cada vez mais se adaptando em diferentes situações. Nesta ultima semana foi constatado mais um caso da doença no município apesar de já estarmos há semanas sem chuvas.