01 JUL 2015
Audiencia Publica sobre o Convênio da FUNSAT com Prefeitura teve grande publico

A audiência publica solicitada pela Administração Municipal teve uma grande participação popular, lotando o auditório da Câmara Municipal de Vereadores nesta ultima terça-feira (30/06). No evento foi apresentado e detalhado os dados do convenio da Prefeitura Municipal com a Fundação Municipal de Saúde de Alto Taquari (FUNSAT). Três entidades envolvidas diretamente no assunto estiveram ali representadas. O CMS (Conselho Municipal de Saúde), a própria Fundação e a Administração Pública.

Pelo CMS falou sua presidente Juliana Bellodi que expôs ao publico a função que o conselho exerce neste assunto, como órgão fiscalizador representando toda sociedade. Ao ser questionada sobre as providencias que o CMS tomaria diante de possíveis denuncias, Juliana Bellodi afirmou que o conselho reúne-se mensalmente para analisar além destas questões o bom funcionamento e atendimento ao publico no hospital. E que em algumas oportunidades cobrou dos gestores providencias em alguns casos.

Pela Fundação hospitalar falou seu presidente e assessor jurídico Roadan Joney de Paula, que expôs ao publico números relativos a repasses e arrecadações recebidos. Demonstrou a melhora nos serviços de saúde após a implantação da FUNSAT no município.

Representando a Administração Municipal, a secretária municipal de saúde Deise Coelho apresentou um detalhado relatório de repasses da prefeitura municipal a FUNSAT, onde ficou constatado que de todo montante até o momento gastos na saúde, cinqüenta por cento, ou seja, a metade foi gasto com o hospital municipal que tem como gestor a Fundação Municipal de Saúde, e a outra metade com a saúde preventiva nos PSFs de responsabilidade da administração municipal.Percebeu-se pelos números apresentados que os gastos com a saúde realizados pelo município ultrapassam em muito o percentual constitucional de quinze por cento, chegando a vinte e seis por cento no total.

Segundo a secretária Deise Coelho a excelência no atendimento hospitalar do município se deve em sua maior parte aos investimentos realizados pela Administração Municipal, que tem como prioridade absoluta a saúde da população taquariense, e que sem o repasse da Prefeitura para a Fundação este convênio se torna totalmente inviável no município.

Ao final das explanações o prefeito Mauricio de Sá falou aos presentes da importância e da qualidade nos serviços de saúde oferecidos a população. Reafirmou seu compromisso com este tema e cobrou uma maior eficiência na gestão do hospital e no atendimento ao publico. "Os investimentos realizados pela prefeitura à saúde publica em Alto Taquari são muito maiores do que os que foram aqui apresentados. Hoje repassamos no total em media quatrocentos mil reais mensais para a fundação hospitalar, um valor que o município não tem como arcar indefinidamente, por isso mesmo iremos analisar as propostas feitas pela Fundação nesta audiência publica, visando desonerar um pouco os cofres municipais que já esta bastante sobrecarregado. Daremos um prazo para vermos se estas ações efetivamente surtam efeitos na economia com a saúde sem no entanto depreciar a qualidade nos atendimentos à população, caso não haja esta melhoria considerável repensaremos a continuidade deste convênio com a FUNSAT. O que queremos e exigimos em primeira lugar é um atendimento de qualidade prezando sobretudo a humanização no trato com os cidadãos e cidadãs que ali forem em busca de auxilio médico.

A preocupação em comum a todos os presentes foi com a continuidade dos atendimentos da Fundação, e o Prefeito Maurício também demonstrou partilhar desta preocupação chegando inclusive a dizer que sempre quis que a saúde de Alto Taquari fosse uma saúde que se caso ele precisasse pudesse ser atendido de forma rápida eficiente e humana, assim ele saberia que os cidadãos receberiam o mesmo tratamento. "Esta parceria com a fundação só valerá a pena se o município obtiver vantagens na estrutura e na qualidade dos serviços médicos, sem onerar tanto os cofres públicos, caso contrário outras medidas poderão ser tomadas como a contratação de serviços médicos em outros locais, porém não queremos isso, queremos que a FUNSAT dê certo, para que tenhamos acesso local ao nosso sistema de saúde, e é por isso que conclamo a todos para que se unam em favor desta excelência no atendimento e na gestão". Completou o prefeito.

Pelas propostas apresentadas, percebeu-se que muitas são as melhorias possíveis e que juntando esforços de todos os envolvidos e também da população, é possível alcançá-las.
Dentre os itens apresentados para a melhoria na arrecadação e nos serviços, a FUNSAT apresentou sugestões como incentivar os atendimentos de baixa complexidade nos PSFs a fim de desafogar o Hospital Municipal; Realizar eventos sociais a fim de arrecadar recursos para contribuir com a melhoria da estrutura do Hospital; Criar uma comissão de fiscalização independente para acompanhar a gestão, os funcionários da fundação e os atendimentos; Desvincular a Medicina do Trabalho da Fundação de Saúde desonerando um pouco mais os cofres públicos.
Ao final os cidadãos presentes reconheceram a eficiência da saúde do município, e puderam opinar questionar, reclamar e solicitar ações que visem manter a qualidade do sistema de saúde publica em Alto Taquari, que graças a Administração Municipal é inegavelmente uma das melhores do estado para uma cidade do porte da nossa.