12 JUN 2015
Alto Taquari ultrapassa meta na campanha de vacinação contra a gripe

O município de Alto Taquari se destacou na Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe 2015. Segundo relatório disponibilizado ás secretarias de saúde, o município atingiu mais que a meta, chegando a 105,99% de doses aplicadas.

A meta determinada para o município era a vacinação de 1.370 pessoas, no entanto, foram aplicadas 1.452 doses. Entre grupos prioritários foram vacinados idosos com 60 anos ou mais (137,14%), crianças menores de 5 anos (92,41%), gestantes (76,68%), puérperas (118,18%) e servidores da área da saúde (106,86%). Portadores de doenças crônicas também integram o grupo alvo da campanha.

A vacina está disponível gratuitamente, nos postos de saúde, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Quem tiver alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não deve receber a dose. Já as pessoas que estiverem com febre moderada ou grave devem esperar a melhora do quadro para poder se vacinar.

Segundo um levantamento da secretaria de saúde do Estado no dia 05 de junho, até o momento, de um total de 614.112 mil pessoas, 361.441 mil já foram vacinadas contra a doença em todo Mato Grosso.

Lembrando que a campanha foi mais uma vez prorrogada e se encerra no dia 15 de junho.

Fonte: Aparecido Marden