29 ABR 2015
Audiência Publica LDO.

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Alto Taquari, na manhã desta terça-feira (28), a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2016 foi apresentada pelo Executivo. O valor da arrecadação do município teve queda na comparação de 2015 para 2016, acompanhando o reflexo da situação que tem ocorrido a nível nacional. Para o próximo ano, a previsão da administração é de que sejam arrecadados cerca de 36 milhões, valor abaixo do valor fixado para 2015.

A explicação do Controlador Interno, Robison Junio Alves dos Santos, é de que houve a diminuição em transferências e convênios dos governos estadual e federal e de esse o valor se trata da arrecadação do município.

"A postura agora é conservadora, devido ao cenário em que o país se encontra. Os valores destinados ao município também serão menores em 2016, pois o repasse em transferências do governo federal e estadual apresentou queda. Apesar disso, a situação financeira da Prefeitura é estável e as finanças estão controladas".

Apesar da queda na previsão do orçamento municipal para 2016, o controlador explicou que podem ocorrer mudanças até o fechamento do orçamento.

"É melhor ter um orçamento enxuto do que ter um orçamento muito mais alto e depois não conseguir realiza-lo, mas nada impede que se o cenário modificar e a economia começar a crescer fazermos alterações. Temos que fechar o orçamento até o dia 30 de setembro. Hoje o que está sendo possível é isto".

Durante a audiência foram realizadas alterações em alguns programas, como o caso do FETHAB do governo do estado e também alguns programas da Assistência Social e Infraestrutura Urbana.

Fonte: Assessoria de Comunicação.