25 JUN 2019
AGROPECUÁRIA
Produtora de derivados do leite recebe o primeiro Certificado de Registro do SIM de Alto Taquari

Instituído no ano de 2017 através da Lei Municipal Nº 884/2017, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) tomou forma e iniciou suas atividades em Alto Taquari (MT) em 2019. Dona Valdete Barbosa, produtora de alimentos derivados do leite, foi a primeira cidadã a receber o Certificado de Registro do SIM, no dia 19 de junho. Ela realizou o cadastro dos seus produtos, do ponto de vista industrial e sanitário.

“É uma satisfação poder estar implementando o SIM em Alto Taquari. Isso significa mais tranquilidade para todos os produtores que obtiverem o certificado e ainda mais tranquilidade para o consumidor, que estará adquirindo um produto de confiança, que atende a todas as regras sanitárias”, destacou o prefeito Fabio Garbugio.

"Com sua atividade já legalizada, dona Valdete está garantindo tranquilidade ao seu comércio e, sobretudo, garantindo um produto de qualidade e integridade, preservando a saúde e os interesses do consumidor", comentou a responsável técnica do SIM, a médica veterinária Liza Carla Bio.

O SIM possui diversas prerrogativas, entre elas certificar, inspecionar e monitorar:

• Carne e derivados;
• Leite e derivados;
• Pescado e derivados;
• Ovos e derivados;
• Produtos da apicultura (criação de abelhas) e derivados.

SIM
O SIM é vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), sendo responsável pela inspeção e fiscalização higiênico-sanitária, sob o ponto de vista industrial e sanitário, dos produtos de origem animal e vegetal. O SIM visa garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização dos produtos para comercialização no município, através da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal e vegetal.

Para mais esclarecimentos, o cidadão poderá entrar em contato com a Sama através do telefone: (66) 3496-1471 ou pelo e-mail: agricultura@altotaquari.mt.gov.br.