21 JAN 2022
EDUCAÇÃO
Com Horário Estendido e nova instituição, Educação Municipal de Alto Taquari inicia 2022 com novidades

A Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), iniciará o ano letivo de 2022 no dia 7 de fevereiro. A principal novidade para este ano será a modalidade de ensino em “Horário Estendido” na Escola Municipal Professora Elzinha Lizardo Nunes. A nova modalidade é opcional para os alunos moradores da cidade. Os estudantes da zona rural não serão contemplados.

O Horário Estendido funcionará da seguinte forma:

• Alunos do período matutino: assistirão às aulas no horário normal, das 7h às 11h e almoçarão na escola das 11h às 12h. Logo após, das 12h às 14h, os estudantes serão direcionados para as salas de oficinas de artes, de canto e teatro, além de jogos esportivos, jogos pedagógicos e reforço escolar. As atividades terminarão às 14h.

• Alunos do vespertino: iniciarão as oficinas às 10h e seguirão até 12h. O almoço será das 12h às 13h. Logo após, seguirão para a carga horária normal de sala de aula, das 13h às 17h.

“Será um ano especial para mim, que sou professora. Como prefeita, estou buscando fazer muito mais pela Educação de Alto Taquari. Dessa forma, essa nova modalidade que estamos implantando buscará atender nossas crianças de forma mais completa, com atividades culturais, esportivas e reforço escolar. Além disso, esperamos poder recuperar parte do prejuízo que tivemos nestes últimos anos de pandemia”, comentou a prefeita de Alto Taquari, Marilda Garofolo Sperandio.

Para a secretária da pasta, Juliana Bellodi, o Horário Estendido será o primeiro passo rumo ao Ensino Integral. “Esta é a nossa meta. A nova modalidade de ensino estendido servirá para termos a verdadeira dimensão das nossas condições para também ofertar o Ensino Integral. E nesse primeiro momento, acreditamos que a oferta de atividades extras para as crianças muito contribuirá para o aprendizado dos nossos pequenos”, avaliou a gestora.

A escolha pelo Horário Estendido ocorreu durante o período de matrículas, mas quem não decidiu naquele momento, ainda dá tempo de optar pela modalidade, basta entrar em contato com Escola Municipal Professora Elzinha no seguinte contato: 3496.1361. “Vale ressaltar que é opcional. Ninguém é obrigado a manter o filho nestas atividades extras. Para eles, permanece no horário normal de aula. Para as crianças da zona rural, infelizmente não teremos como ofertar por agora o ensino estendido”, informou Bellodi.

O município disponibilizará transporte escolar em todos os horários de entrada e saída da escola.

Nova instituição
Outra novidade na Rede Municipal de Educação é o início das atividades da Escola Municipal José Inácio Simão. A instituição funcionará no prédio da antiga Escola Estadual Dennis Manerich de Oliveira, no Bairro Morada da Praia. A previsão é que a nova instituição atenda aproximadamente 520 alunos, sendo 7 turmas de 4° anos, 7 turmas de 5° anos e 7 de 6° anos.

Fonte: Ascom | Matéria e Arte: Eduardo Candido