16 JAN 2020
GESTÃO EM AÇÃO
Município de Alto Taquari é destaque em investimentos, aponta estudo da Firjan

De acordo com estudo a nível Brasil, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Alto Taquari foi destaque no ano de 2018. No Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), o município aparece em 1º lugar no Estado de Mato Grosso, juntamente com outras 13 cidades, no quesito investimentos. No Ranking Nacional, Alto Taquari também aparece em 1º lugar em investimentos, junto com outros 422 municípios. Vale lembrar que, somente em 2018, durante a gestão do prefeito Fabio Mauri Garbugio, a Prefeitura de Alto Taquari inaugurou 9 obras e adquiriu 6 veículos para o município.

Com base em dados oficiais, o IFGF analisou as contas de 5.337 municípios brasileiros através de quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez. No "IFGF Geral", Alto Taquari é a 12ª cidade do estado e a 93ª cidade brasileira, com índice 0,8598. No indicador "Autonomia", o município também é destaque em Mato Grosso, aparecendo em 1º lugar, juntamente com outras 40 cidades do estado.

Em "Gastos com Pessoal", Alto Taquari aparece na 43ª posição a nível Mato Grosso, com IFGF de 0.7302, avaliado como "Boa Gestão". Em "Liquidez", o município ficou em 61º lugar entre as cidades do estado.

Autonomia
Indicador que analisa a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para financiar sua existência.

Gastos com pessoal
Mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida.

Liquidez
Verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte.

Investimentos
Mede a parcela da receita total dos municípios destinada aos investimentos, aqueles que geram bem-estar à população e melhoram o ambiente de negócios.

O IFGF 2019 tem como base o ano de 2018. Os dados referentes à 2019 ainda não foram divulgados.

Clique aqui e acesse a pesquisa completa.

Fonte: Ascom | Reportagem e Arte: Eduardo Candido - Gráficos: Firjan