13 DEZ 2019
AGROPECUÁRIA
Em reunião, prefeito Fabio Garbugio e vereadores reafirmam apoio incondicional à associação dos pequenos produtores rurais
O prefeito de Alto Taquari, Fabio Mauri Garbugio, reuniu-se nesta sexta-feira (13/12) com pequenos produtores para reafirmar o apoio do município à Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Alto Taquari (APPRAT).

Atualmente, um dos grandes problemas enfrentados em Alto Taquari está na cadeia leiteira, praticamente estagnada. A APPRAT surgiu recentemente com o objetivo de alavancar este setor, atuando em parceria com a Prefeitura de Alto Taquari, Câmara Municipal, Sindicato Rural, entre outras instituições. Além do leite, outros segmentos também serão beneficiados com a associação.

Durante a reunião, o prefeito Fabio Garbugio fez questão de destacar que o município é parceiro da entidade e não medirá esforços em prol dos pequenos produtores. “A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, dará o suporte necessário para o desenvolvimento da associação. Temos projetos em andamento, como a construção de laticínio e queijaria, para que vocês possam produzir e comercializar leites e derivados dentro das normas legais que hoje são cobradas pelos órgãos competentes, entre outras ideias interessantes para sair do papel. Nossa equipe está trabalhando para que diversos projetos se tornem realidade e favoreçam todos vocês”, afirmou Garbugio.

Conversando com os produtores, o prefeito indicou que o município fará a aquisição de terreno para a construção de sede para a APPRAT. “Nada mais justo que deixar para vocês a escolha desta área. Peço que façam um estudo e definam entre vocês o melhor local para a instalação definitiva da sede”, disse.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Kleber Welington Gomes, frisou que as ações tomadas buscarão regularizar, estruturar e fomentar a cadeia leiteira do município. “Um dos gargalos que temos é a produção de leite, que hoje está comprometida em Alto Taquari. A associação é um meio facilitador para resolvermos este gargalo. Nossas ações serão no sentido de apoiar a associação para que ela se estabeleça e que ‘ande com as próprias pernas’ daqui um tempo. Para isso buscaremos as estruturas e os marcos legais necessários, juntamente com o apoio da Câmara Municipal. Além do leite, também estamos buscando novas ideias para o desenvolvimento de outros segmentos, trabalhando em projetos e buscando recursos junto ao Estado e ao Governo Federal”, comentou Gomes.

A reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Leandro Almeida, e dos vereadores Euds Oliveira, Edislei Amorim (Barriga) e Gregório Tolentino. Os parlamentares presentes também se colocaram à disposição dos produtores, sendo favoráveis às demandas que forem de interesse da categoria e da comunidade em geral.

O salão onde hoje está estabelecido o “Centro Cultural Municipal”, na Avenida Sarkis Sâmara, será disponibilizado à APPRAT, como pontapé inicial para o funcionamento da entidade. O Centro Cultural, por sua vez, será realocado para outro prédio.

O secretário Kleber Welington Gomes aproveitou o encontro para fazer um breve balanço das atividades da secretaria, no âmbito da agricultura familiar, no mês de novembro.

Também presente na reunião o secretário municipal Osmar Batistussi (Indústria, Comércio e Turismo), o qual atua em conjunto com a Sama, pesquisando e propondo ideias e ações para os pequenos produtores.

Além de Pedro Freire, presidente da APPRAT, marcaram presença os seguintes associados: Paulo César Pace, Marcos Prado, José Roberto Guedes, Denis Silva Cocco, Emerson Lima de Carvalho, Ronildo Rodrigues, Aparecida Rodrigues, Olaerte Gomes e Valter Augusto dos Santos.

Fonte: Ascom | Reportagem e fotos: Eduardo Candido
13/12/2019

A agenda dos gestores de Alto Taquari (MT) foi bastante extensa no mês de agosto. O prefeito Fabio Garbugio esteve na sede da Caixa Econômica discutindo e negociando a retomada das obras da vala (clique aqui para mais informações). O vice-prefeito Marco Aurélio também esteve em Cuiabá cuidando de inúmeros interesses do município.

No dia 15 de agosto, Marco Aurélio esteve no gabinete do deputado estadual Nininho debatendo e angariando apoio do parlamentar para a aquisição de 150 toneladas de lama asfáltica para recuperação de ruas e avenidas de Alto Taquari.

Já no dia 16 de agosto, Marco se reuniu com o secretário de Estado de Educação Esporte e Lazer, Marco Marrafon, e garantiu uma importante parceria. Através de convênio, o município será autorizado a utilizar a nova Escola Estadual Dennis Manerich de Oliveira até dezembro. Durante este período está previsto a reforma do telhado da Escola Municipal Prof. Elzinha Lizardo Nunes.

Durante a viagem à Cuiabá, o vice-prefeito também esteve reunido com o deputado estadual Dr. Leonardo, ocasião em que o parlamentar afirmou que disponibilizaria emenda para Alto Taquari. O recurso seria direcionado para a melhoria da estrutura do Lago Municipal.

“Isso foi um pouco da nossa agenda em Cuiabá. Estamos sempre atentos às demandas de Alto Taquari”, destacou Marco Aurélio.

*PREFEITURA DE ALTO TAQUARI, GESTÃO EM AÇÃO*