Servidores da Saúde participam de curso para a elaboração de Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas de Alto Taquari

• Fonte: Ascom | Reportagem: Eduardo Candido - Fotos: SMS
  • Publicado em: 13/09/2019
  • Assunto: Saúde

Servidores da Secretaria de Saúde de Alto Taquari participaram de curso de capacitação ministrado pelo Escritório Regional de Saúde. O objetivo do treinamento é capacitar os técnicos da SMS para a elaboração do “Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas de Alto Taquari - Ano 2019/2020”.

O curso foi promovido em Alto Araguaia (MT) durante esta semana. Participaram da capacitação a coordenadora de Saúde, Ivonete Lima; a chefe de Vigilância Sanitária e Ambiental, Joicy Fagundes; o supervisor de Vigilância Ambiental, Osvaldo Gomes; e a agente de combate à endemias Claudenice Maria Augusto.

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos.