Prefeitura realiza Baile de Debutantes de 15 moças do Projeto Realizando Sonhos, Construindo Cidadania

• Fonte: Ascom | Reportagem: Eduardo Candido - Fotos: Eduardo Candido/Vinícius Campos
  • Publicado em: 04/02/2019
  • Assunto: Assistência Social

Participar de um elegante Baile de Debutantes com o tempo se tornou inimaginável para muitas adolescentes. Outrora, qual moça de 15 anos nunca sonhou em executar uma bela valsa com o príncipe? Trata-se de um rito de passagem que foi esquecido, até por conta dos custos com a cerimônia, com valores nada acessíveis à maioria das famílias brasileiras.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Alto Taquari (MT), através do projeto Realizando Sonhos, Construindo Cidadania, está resgatando esta linda tradição, ainda presente no imaginário comum de algumas meninas e até de suas mães.

Sábado, 2 de fevereiro, foi o dia de “realizar sonhos” com a concretização do Baile de Debutantes de 15 meninas: Amanda Moraes, Camille Beatriz, Débora Cristina, Eduarda Souza, Franciele Furtado, Isabela Carvalho, Jamile Caroline, Letícia Baiardo, Louriely Aparecida, Ludianny Victória, Mariany Carneiro, Mellory Prado, Millena Rodrigues, Natascha Mislaynne e Thayne Silverio. A festa foi promovida no Salão Paroquial da Igreja Matriz.

(Clique aqui e veja todas as fotos do evento)

Como manda a tradição, as jovens dançaram valsa com um príncipe. E o escolhido foi o ator global Vinicius Wester, que interpretou “MB” em Malhação: Viva a Diferença, entre 2017 e 2018. As meninas também executaram a valsa com convidados.

Na mesma noite, as garotas foram homenageadas por suas mães com singelas mensagens. Elas também realizaram apresentação ao som de Thousand Years, emocionante melodia de Christina Perri. Ao final da cerimônia, as garotas e todos os presentes se divertiram com a apresentação de um DJ.

Prestigiando o Baile, o prefeito Fabio Garbugio, a secretária de Assistência Social, a primeira-dama Silvana Scutti Garbugio, secretários municipais, vereadores (Barriga, Euds Oliveira, Sinésio e Pedrão), familiares, convidados, entre outros.

Realizando Sonhos, Construindo Cidadania
Um dos objetivos da assistência social é melhorar a qualidade de vida de grupos vulneráveis. Seguindo esta premissa, a Secretaria de Assistência Social de Alto Taquari, além de realizar suas costumeiras atividades, também busca inovar em suas ações em prol do cidadão.

Foi nesta busca por novidades que surgiu o projeto Realizando Sonhos, Construindo Cidadania, uma iniciativa inédita em Alto Taquari, prevista pela Lei Municipal Nº 946/2018, sancionada pelo prefeito Fabio Garbugio. O lançamento ocorreu no dia 06 de junho de 2018 (clique aqui e relembre).

A ação é destinada para rapazes e moças que estejam para completar ou que já completaram seus 15 anos durante o ano de vigência do projeto. O foco é atender a jovens integrantes de famílias inscritas em programas sociais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Durante todo o ano, os adolescentes são envolvidos em cursos, palestras, treinamentos e capacitações. Ao final do período, os rapazes são presenteados com um passeio a um parque aquático e as moças com um Baile de Debutantes.

Viagem ao Thermas dos Laranjais
Nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, a equipe da SMAS levou os rapazes (Paulo, Richers, Carlinhos, João Pedro e Daniel) ao Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP). Três dias de diversão neste complexo aquático com piscinas e praias, além de escorregadores, pista de surfe, rio, lanchonetes e muito mais. Os jovens foram acompanhados ao psicólogo e orientador social Raphael Conde e a psicóloga Angelita.

*Sobre o Baile de Debutantes
O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.

*PREFEITURA DE ALTO TAQUARI, GESTÃO EM AÇÃO*