Notícias e Informativos

NOVEMBRO AZUL | Saúde de Alto Taquari realiza ações em prol da saúde do homem

  • Fonte: Ascom | Nota: Eduardo Candido - Arte: Agência OK Comunicações
  • Publicado em: 22/11/2018
  • Assunto: Saúde

Na última quinzena do mês de novembro a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará ações em promoção à saúde do homem. Trata-se do Novembro Azul, uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Nesta sexta-feira (23/11) será realizada roda de conversa com homens na empresa Júlio Simões Logística (JSL). A reunião será com o fisioterapeuta Carlos Eduardo e terá como tema: Câncer de próstata e a importância de atividades físicas.

Na próxima quarta-feira (28/11) será feita palestra com os homens, servidores do Almoxarifado de Máquinas da Prefeitura. A reunião será com a educadora física Adriana, com o tema: Hipertensão arterial, diabetes e alimentação saudável.

Ainda na quarta (28/11), haverá roda de conversa nas Unidades Básicas de Saúde com homens que desejarem participar da ação e aqueles que forem convidados pelos agentes comunitários de saúde. O encontro será conduzido por dentista, médico e enfermeiros, das 19h às 22h. Na ocasião será servido lanche e entregue brindes para cada participante.

Sobre o Novembro Azul
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

*PREFEITURA DE ALTO TAQUARI, GESTÃO EM AÇÃO*