Notícias e Informativos

Alto Taquari utilizará o horário de Brasília. Fique atento às mudanças!

  • Fonte: Ascom | Reportagem e arte: Eduardo Candido
  • Publicado em: 11/10/2017
  • Assunto: Administração

Através de comunicado oficial, o prefeito de Alto Taquari, Fabio Garbugio, informou que o município irá aderir ao horário de Brasília. Consequentemente, a cidade de Alto Taquari também estará alinhada ao Horário de Verão, que terá início no próximo domingo (15/10), às 0h, e término no dia 17 de fevereiro de 2018.

A decisão se deve a diversos fatores. Um deles diz respeito ao horário de expediente das grandes indústrias de Alto Taquari, que já atuam no horário de Brasília. Com horários distintos, os trabalhadores da Odebrecht Agroindustrial, Rumo S.A, Petrobrás, Raízen, etc, sofriam diversos transtornos durante o dia-a-dia na cidade.

Outro motivo para a mudança está relacionado aos universitários locais que estudam em Alto Araguaia e Mineiros, os quais precisam sair um pouco mais cedo para poder viajar até estas cidades. Alguns até trabalham em Alto Taquari e, para chegar a tempo na aula, saem um pouco mais cedo do expediente. Caso o município permanecesse no horário antigo, estes estudantes teriam que se ausentar do trabalho ainda mais cedo. Uma situação praticamente inviável.

Para se chegar a esta decisão, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SMICT) também ouviu alguns membros do comércio local, que foram, em sua maioria, favoráveis ao horário de Brasília.

Pesquisa
Sobre este mesmo assunto, a imprensa local, por meio do site Alto Taquari em Pauta, promoveu uma consulta popular. Na enquete, vários taquarienses expuseram suas opiniões, sendo contrários ou favoráveis (clique aqui e confira).

Nova jornada de trabalho
Por conta da necessidade de reduzir despesas e assegurar o equilíbrio orçamentário (afetado pela queda de receita decorrente da crise econômica que assola o país) o prefeito de Alto Taquari, Fabio Garbugio, alterou, temporariamente, por meio de decreto, a jornada de trabalho dos servidores municipais.

A jornada de trabalho, que atualmente é de 8 horas, passará para 6, com o expediente iniciando às 7h e seguindo até às 13h, sem intervalo para almoço. O cidadão que necessitar de atendimento precisa ficar atento aos novos horários. O Decreto 415/2017 começou a valer nesta segunda-feira (09/10).

A medida emergencial não se aplicará aos os serviços de saúde, educação, coleta de lixo, abastecimento de água, promoção social e outros que por força da lei se sujeitam a horário diferenciado de 8 horas diárias.

*PREFEITURA DE ALTO TAQUARI, GESTÃO EM AÇÃO*