Notícias e Informativos

Conferência Municipal de Saúde Mental é realizada pela primeira vez em Alto Taquari (MT)

  • Fonte: Ascom | Matéria e Arte: Eduardo Candido
  • Publicado em: 11/01/2022
  • Assunto: Saúde

Será realizada nesta terça-feira (12.01) a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental (1ª CMSM) do município de Alto Taquari (MT), uma promoção do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura de Alto Taquari.

A solenidade será organizada na Escola Municipal Professora Elzinha Lizardo Nunes, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. A 1ª CMSM tem como tema: A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS. Durante o evento, serão discutidos 4 eixos centrais:

1°- Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;
2° - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
3°- Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
4° - Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

“É primordial a realização desta conferência, momento em que serão discutidos assuntos muito importantes e recentes, como os impactos e desafios que a pandemia da doença Covid-19 trouxe para o dia-a-dia e para nossa saúde mental. Os assuntos a serem discutidos também estarão em pauta nas conferências estaduais e na nacional”, comentou a psicóloga Marydiane Alves, uma das profissionais que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Sobre o palestrante
O profissional responsável pelo andamento da 1ª CMSM é o psicólogo Leonardo José Araújo de Campos, especialista em saúde da família e coordenador da IV Conferência Estadual de Saúde Mental.

O psicólogo, formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná-Unicentro, possui mestrando em saúde coletiva e residência em saúde da família, ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).