Notícias e Informativos

H1N1 | Prefeitura de Alto Taquari inicia nesta segunda (19) a campanha de vacinação contra a Gripe Influenza

  • Fonte: Ascom | Reportagem: Bruno Santos - Revisão: Eduardo Candido - Arte: Ministério da Saúde
  • Publicado em: 19/04/2021
  • Assunto: Saúde

A Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SMS), iniciou hoje, segunda-feira (19.04), a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza (H1N1). O imunizante será aplicado em grupos prioritários: crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres em resguardo) e trabalhadores da rede pública de saúde.

A vacina da Influenza está disponível em todas as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. No ato da vacinação, é preciso apresentar o Cartão do SUS, Cartão de Vacina e documento de identificação pessoal.

A SMS informa que não haverá imunização simultânea da vacina contra a Covid-19 e Influenza, devendo ser de, no mínimo 14 dias, o intervalo entre as doses.

A Influenza H1N1
O H1N1 ficou conhecida a pouco mais de uma década, quando uma epidemia desse subtipo do vírus da gripe provocou 2 mil mortes no Brasil. Em 2018, ele foi responsável por 65% dos óbitos decorrentes dessa doença. O H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus influenza: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse. A diferença estaria no risco de complicações e tem um maior risco em pessoas idosas. Essa gripe assim como todas as da família H1N1 sofre mutações frequentes daí a necessidade de tomar a vacina anualmente, principalmente nas campanhas nacionais. O imunizante é atualizado de acordo com as variedades que estão circulando pelo mundo. (Fonte: Veja Saúde)