Notícias e Informativos

Trabalho em grupo com autores de violência contra a mulher é iniciado em Alto Taquari

  • Fonte: Ascom | Reportagem: Eduardo Candido - Arte: Ilustração
  • Publicado em: 08/06/2020
  • Assunto: Assistência Social

A Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), deu início ao Projeto Desconstruir para Construir. A ação visa conscientizar autores de violência contra a mulher.

O projeto foi desenvolvido pela assistente social Rozilene Freitas e pela psicóloga Vanessa Bonadiman, responsáveis pela Proteção Social Especial (PSE) de Alto Taquari.

Segundo as idealizadoras, o projeto possui eixo voltado para conscientização e reflexão, de forma a estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens.

“Parabenizo a equipe da Proteção Social Especial por esta iniciativa. Sabemos que neste período de pandemia a estatística de violência contra a mulher infelizmente se agravou nos lares. Este projeto chega no melhor momento possível”, afirmou a secretária de Assistência Social, a primeira-dama Silvana Scutti Garbugio.

“Desconstruir para Construir”
A psicóloga e a assistente social explicaram que o foco é convidar as pessoas a repensar e ressignificar os estereótipos e/ou as ideias pré-concebidas dos papéis sociais denominados femininos ou masculinos. De acordo com a equipe, “esses pensamentos são fortemente arraigados em nossa cultura, sendo base da desigualdade de gênero, da discriminação das mulheres e, consequentemente, da violência exercida contra elas”.

A iniciativa foi apresentanda para autoridades municipais em reunião realizada no dia 27 de maio de 2019, no Centro de Convivência do Idoso (Cecoi). Após 1 ano sendo maturado, entrou em ação na semana passada.

O que é a Proteção Social Especial?
A Proteção Social Especial (PSE) organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.

Leia também:
Assistência Social apresenta projeto com foco na conscientização de autores de violência contra a mulher