Covid-19 | Alto Taquari se prepara para possíveis pacientes, mesmo sem casos confirmados da doença

• Fonte: Ascom | Reportagem e fotos: Eduardo Candido
  • Publicado em: 18/05/2020
  • Assunto: Saúde

Até esta segunda-feira (18/05) não há notícias de cidadãos contaminados com o coronavírus em Alto Taquari (MT). Mesmo neste cenário tranquilo, nos bastidores a Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), toma diversas medidas, tanto para o atendimento à possíveis pacientes com Covid-19, como para a proteção do profissional de saúde que está na linha de frente em atendimento a estes pacientes.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde de Alto Taquari (Funsat), o Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida conta hoje com quatro leitos preparados para o atendimento de pacientes que venham a contrair a doença covid-19. A unidade de saúde possui dois respiradores fixos e dois portáteis. Além disso, está previsto a chegada de mais um respirador fixo (padrão UTI).

No Centro de Reabilitação Lauriston Fernandes Barbosa chegaram novos equipamentos, todos voltados para reabilitação respiratória de pacientes (fotos acima). Para a proteção dos profissionais de saúde, foram adquiridos 80 testes rápidos para a Covid-19 e diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Os equipamentos adquiridos pelo município se somam aos demais EPIs doados pela JSL. A Atvos, outra empresa aliada no enfrentamento, também realizou doação de álcool 70% para ser incorporado aos insumos do hospital.